O marketing de conteúdo se tornou uma estratégia fundamental para qualquer empresa que realiza vendas de serviços ou produtos. Quando bem feito, com planejamento e com um conteúdo rico, o resultado é ainda mais rápido e evidente!

Apesar de ser uma forte estratégia no marketing digital, muitas empresas, principalmente de pequeno e médio porte, ainda não entendem sua real importância e também não sabem como iniciar este tipo de ação. Por isso, nós da R3, separamos 5 pontos importantes para que o seu marketing de conteúdo tenha um resultado rápido, eficiente e de qualidade.

Mas antes de tudo, o que é o marketing de conteúdo?

Resumidamente, o marketing de conteúdo é uma estratégia com foco na criação e distribuição de conteúdo, que possui valor e relevância. Entre os mais produzidos, e eficientes, podemos citar: artigos, ebooks, posts em redes sociais e vídeos no youtube.

O mais importante, é que o conteúdo escolhido se conecte com a sua audiência e persona.

Por falar nisso, um dos principais pontos fundamentais, é a persona

Você sabe o que o seu cliente ideal prefere e busca? Quais suas necessidades? O que ele mais procura? Essas respostas são fundamentais! Isso porque o marketing de conteúdo é feito com base na sua persona.

Isso quer dizer que: se você não souber o que o seu cliente quer você jamais irá conseguir entregar um conteúdo de valor e relevante para ele.

Tenha em mente que é necessário escolher um assunto específico

Você já sabe qual é a sua persona, maravilha! Agora é a hora de trabalhar qual assunto será abordado no conteúdo.

Independente do tipo de conteúdo, seja ele vídeo, artigo, ebook, fotos, podcast, entre outros, é necessário escolher um assunto de interesse do seu público para despertar o interesse deste possível cliente. Sem um foco, produzindo conteúdos mais abrangentes, você não irá chamar a atenção do seu público.

Para isso, é necessário uma equipe que realizar um estudo sobre o segmento, realize uma estratégia e um plano de ação. Uma marca que possui objetivos mais claros, ganhar espaço no segmento e fideliza o público desejado.

Falando em objetivo, qual é o seu?

Todo conteúdo criado precisa ter um objetivo, seja ele um artigo, um vídeo ou um post nas redes sociais.

O marketing de conteúdo possui diversos objetivos, que não além de vender um produto ou serviço, sendo eles:

  • Aumento de alcance da marca
  • Prospectar seguidores para redes sociais
  • Aumento de engajamento
  • Ter mais autoridade
  • Se tornar referência no assunto

Para saber se o conteúdo está surtindo efeito há a possibilidade da metrificar, e assim saber qual está sendo o resultado da ação.

Faça o uso de uma Headline muito bem criada!

Entenda que não estamos falando de uma headline boa, ou muito boa. Tem  que ser “A HEADLINE”. Isso porque esta ação irá prender a atenção do leitor até o final do conteúdo.

Em e-mails, por exemplo, este tipo de planejamento é ainda mais importante para um resultado positivo. E sabe porque? No caso do e-mail, o único texto que aparece ao leitor é a headline (título).

As redes sociais também pedem uma headline bem trabalhada. Caso você não tenha uma, provavelmente o conteúdo não terá relevância para quem está navegando.

E por último: escolha o canal certo!

São inúmeros canais que possibilitam  a realização do marketing de conteúdo. Entre eles:

  • Linkedin
  • Facebook
  • Instagram
  • Pinterest
  • Blog

E muitos outros canais. Mas você sabe qual é o melhor para o seu segmento? O melhor para a sua empresa depende de onde está a sua persona.

Por isso, entender o seu público, e onde ele costuma estar é fundamental. Por exemplo, se você prefere produzir vídeos, saiba que além do Youtube, o Facebook comporta muito bem este tipo de conteúdo, e também o canal oferece uma comunicação mais informal.

Já o Linkedin é uma rede social mais formal e profissional, portanto ele não atinge um pré-adolescente.

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