A maioria das empresas estão optando pelo trabalho home office, mas, a maioria das empresas entendem como se relacionar com o funcionário a distância? Quais as melhores ferramentas para tornar o home office mais funcional?
Nós vamos te responder essas e outras perguntas que irão tornar a rotina da sua empresa e dos seus funcionários com maior custo-benefícios e com o tempo otimizado.
Antes de mais nada, o que é o home office?
O home office é um formato já muito utilizado por diversas áreas que acreditam que para o trabalho funcionar independe do funcionário estar atuando internamente ou não. E assim, o colaborador consegue exercer suas atividades diárias de casa.
Apesar da falta de supervisão, o home office possui as mesmas responsabilidades do que o trabalho interno na empresa, por isso muitas vezes há horário fixo a ser cumprido, acompanhamento de gestores, registro na CLT, entre outros.
Na maioria das vezes a empresa deve fornecer o equipamento necessário para o trabalho home office, como por exemplo: internet, telefone, computador, entre outros equipamentos, porém cada caso, é um caso. Por isso, é importante que a empresa busque orientação jurídica para saber como agir com seus colaboradores, afinal cada segmento tem suas regras e burocracias.
E como orientar seu funcionário a trabalhar no home office?
Uma das maiores dificuldades da maioria das pessoas ao trabalhar no home office é conseguir ter disciplina durante o dia. Por isso, alguns cuidados são necessários para que o dia do colaborador seja produtivo. Por exemplo:
- É importante adaptar um espaço tranquilo para que se torne um escritório;
- O colaborador deve ter uma rotina! É necessário acordar, tomar banho, tirar o pijama, preparar o café da manhã, antes de iniciar o dia de trabalho;
- Oriente seu funcionário a manter o seu horário de almoço e descansar neste período;
- Lembre-se que a saúde emocional é importante, por isso o colaborador deve saber a hora de parar de trabalhar.
Tornar o ambiente do home office agradável e personalizado também pode auxiliar o colaborador a se sentir em um ambiente mais agradável e produtivo. Portanto é possível colocar vasinhos de plantas, porta-retrato, enfeites, quadros entre outros objetos.
E quais atitudes o colaborador deve ter dentro de casa para evitar a contaminação do Coronavírus?
Apesar de manter uma rotina na qual a necessidade de sair de casa diminui, algumas atitudes são importantes caso haja necessidade de ir ao mercado ou farmácia. Entre muitos cuidados, podemos citar:
- Tire os sapatos antes de entrar em casa
- Leve um álcool gel na bolsa
- Lave as mão assim que entrar em casa
- Troque de roupa assim que chegar em casa e coloque a roupa para lavar
- Limpe os objetos mais utilizados na rua com álcool, como por exemplo o celular ou óculos
E como melhorar a comunicação e facilitar o trabalho nessa nova rotina?
Hoje em dia, há diversos softwares e ferramentas que têm como objetivo prestar suporte, otimizar o tempo e facilitar a rotina de uma empresa. Porém, principalmente quando se fala de home office, alguns pontos devem ser priorizados, entre muitos, a comunicação!
Microsoft Teams: O aplicativo permite o agendamento de reuniões, troca de mensagens e ainda é integrado com diversos serviços da Microsoft, como o Office e o Skype.
Zoom: O Zoom é um aplicativo de reuniões realizada por videochamadas, de excelente qualidade, para equipe remota e home office. É possível gravar a reunião e nos casos dos planos pagos, há a possibilidade de transcrever todas as falas de forma automática.
Asana: Ele é extremamente funcional para aqueles que trabalham home office. Isso porque o aplicativo permite o compartilhamento e armazenamento de arquivos, permite o agendamento de tarefas com prazo de entrega e também possibilita a edição de conteúdos em tempo real.