A maioria das empresas estão optando pelo trabalho home office, mas, a maioria das empresas entendem como se relacionar com o funcionário a distância? Quais as melhores ferramentas para tornar o home office mais funcional?

Nós vamos te responder essas e outras perguntas que irão tornar a rotina da sua empresa e dos seus funcionários com maior custo-benefícios e com o tempo otimizado.

Antes de mais nada, o que é o home office?

O home office é um formato já muito utilizado por diversas áreas que acreditam que para o trabalho funcionar independe do funcionário estar atuando internamente ou não. E assim, o colaborador consegue exercer suas atividades diárias de casa.

Apesar da falta de supervisão, o home office possui as mesmas responsabilidades do que o trabalho interno na empresa, por isso muitas vezes há horário fixo a ser cumprido, acompanhamento de gestores, registro na CLT, entre outros.

Na maioria das vezes a empresa deve fornecer o equipamento necessário para o trabalho home office, como por exemplo: internet, telefone, computador, entre outros equipamentos, porém cada caso, é um caso. Por isso, é importante que a empresa busque orientação jurídica para saber como agir com seus colaboradores, afinal cada segmento tem suas regras e burocracias.

E como orientar seu funcionário a trabalhar no home office?

Uma das maiores dificuldades da maioria das pessoas ao trabalhar no home office é conseguir ter disciplina durante o dia. Por isso, alguns cuidados são necessários para que o dia do colaborador seja produtivo. Por exemplo:

  • É importante adaptar um espaço tranquilo para que se torne um escritório;
  • O colaborador deve ter uma rotina! É necessário acordar, tomar banho, tirar o pijama, preparar o café da manhã, antes de iniciar o dia de trabalho;
  • Oriente seu funcionário a manter o seu horário de almoço e descansar neste período;
  • Lembre-se que a saúde emocional é importante, por isso o colaborador deve saber a hora de parar de trabalhar.

Tornar o ambiente do home office agradável e personalizado também pode auxiliar o colaborador a se sentir em um ambiente mais agradável e produtivo. Portanto é possível colocar vasinhos de plantas, porta-retrato, enfeites, quadros entre outros objetos.

E quais atitudes o colaborador deve ter dentro de casa para evitar a contaminação do Coronavírus?

Apesar de manter uma rotina na qual a necessidade de sair de casa diminui, algumas atitudes são importantes caso haja necessidade de ir ao mercado ou farmácia. Entre muitos cuidados, podemos citar:

  • Tire os sapatos antes de entrar em casa
  • Leve um álcool gel na bolsa
  • Lave as mão assim que entrar em casa
  • Troque de roupa assim que chegar em casa e coloque a roupa para lavar
  • Limpe os objetos mais utilizados na rua com álcool, como por exemplo o celular ou óculos

E como melhorar a comunicação e facilitar o trabalho nessa nova rotina?

Hoje em dia, há diversos softwares e ferramentas que têm como objetivo prestar suporte, otimizar o tempo e facilitar a rotina de uma empresa. Porém, principalmente quando se fala de home office, alguns pontos devem ser priorizados, entre muitos, a comunicação!

Microsoft Teams: O aplicativo permite o agendamento de reuniões, troca de mensagens e ainda é integrado com diversos serviços da Microsoft, como o Office e o Skype.

Zoom: O Zoom é um aplicativo de reuniões realizada por videochamadas, de excelente qualidade, para equipe remota e home office. É possível gravar a reunião e nos casos dos planos pagos, há a possibilidade de transcrever todas as falas de forma automática.

Asana: Ele é extremamente funcional para aqueles que trabalham home office. Isso porque o aplicativo permite o compartilhamento e armazenamento de arquivos, permite o agendamento de tarefas com prazo de entrega e também possibilita a edição de conteúdos em tempo real.