Marketing Tradicional x Marketing Digital

Atualmente com a concorrência cada vez maior, há muitas dúvidas sobre como utilizar o marketing digital e a sua superioridade ou não ao marketing tradicional.

Marketing Tradicional x <span>Marketing Digital <span>

Marketing tradicional X marketing digital

O certo é entender que não há melhor ou pior opção, mas compreender as particularidades e vantagens de cada um para aplicá los da melhor maneira de acordo com os resultados que devem ser alcançados.

Primeiro, vamos definir os dois tipos de marketing. O chamado marketing tradicional é um conceito amplo, mas que aqui vamos definir simploriamente como as técnicas de publicidade e propaganda em canais offlines, ou seja, campanhas veiculadas em rádio, televisão, mídias impressas como cartazes, malas diretas, panfletos, outdoors entre outros.

Até a popularização da internet banda larga, as empresas utilizavam todo o seu investimento em trabalho de marca, em campanhas de marketing tradicional. A internet sendo facilitada e as pessoas começando a utilizá-la, principalmente com o movimento das redes sociais, é iniciado o trabalho de marketing digital.

O conceito de marketing digital

O marketing digital é um conjunto de técnicas que promovem uma marca, produto ou serviço na internet, sejam eles por meio das redes sociais, blogs, buscadores, entre outros canais online. Nesses meios, o marketing digital realiza ações de divulgação e de envolvimento para tornar conhecido produtos e serviços e claro, vendê-los.

Porém, o conceito mais atual de marketing digital é aliar não só os canais citados como o conteúdo próprio para cada um deles para resultar em engajamento dos usuários e seguidores da empresa/marca ou os que procuram pelos serviços e produtos oferecidos.

Enquanto o modelo tradicional propõe uma relação de mão única, o marketing digital trabalha de maneira bilateral: propor a interação e engajamento de seu possível público com ações que vão além de banners e cards com uma campanha de venda, mas a transmissão de apoio a uma causa, posicionamento de mercado deixando transparente missão visão e valores.

Os benefícios do marketing digital

Podemos citar três pontos cruciais que beneficiam o uso do marketing digital: alcance, tempo e custo. O alcance da internet é infinitamente superior, visto que a visibilidade de uma campanha ou post no Facebook, por exemplo, pode ser visualizado por milhares de pessoas em um único dia, sendo esses usuários de inúmeras cidades e países. E claro, tudo o que é postado é absorvido de forma instantânea.

O que nos leva ao ponto do tempo. A agilidade tanto de entrega como também de resposta ao marketing digital é outra grande vantagem. Um post, por exemplo, em um blog, ficará disponível por tempo indeterminado podendo ser visitado durante muito tempo e com isso, possibilitando reversões em contatos e vendas. O mesmo se aplica aos índices de visualizações e interações que podem ser gerados e analisados em tempo real, dando maior assertividade a uma campanha, que pode ser alterada em pleno funcionamento.

Por último, o custo investido no marketing digital é bem abaixo do que as campanhas de televisão e rádio necessitam. Um valor empregado em uma campanha de anúncios em redes sociais ou em buscadores podem trazer retorno mais duradouro. Além de poder ser utilizada a técnica de conteúdo para o engajamento orgânico.

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