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Marketing X Vendas - Quem Ganha?

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Marketing X Vendas - Quem Ganha?

Datada de meados da existência do Marketing no mundo empresarial, essa é uma briga tão antiga quanto Gregos e Troianos.

Sempre houve, há e haverá essa batalha dentro de muitas empresas, mas, vem a pergunta? Qual o departamento mais importante? Ou qual departamento irá ganhar? 

Departamento de Marketing

Tem um objetivo bem definido, consolidar a Marca da empresa em meio a um mercado cada vez mais dinâmico, principalmente agora em meio a crise que nosso Brasil está passando, é fundamental o trabalho de marketing para qualquer empresa. Criar valor em meio ao seu público alvo, divulgar seu produto/serviço, analisar, criar suas estatísticas, mensurar resultados de cada ação… Ah… Não tenho dúvida, Marketing é o mais importante correto? Será?

Departamento de Vendas

Objetivo mais que definido, assinaturas de contrato e trazer a receita para a Empresa, estamos falando realmente do dinheiro em mãos, pagar as contas, folha de pagamento, principalmente agora em meio a crise que nosso Brasil está passando, é fundamental o trabalho de vendas em qualquer empresa. Criar relacionamento com o cliente, vender seu produto/serviço, vender, criar seus relatórios, vender ainda mais… Ah… Não tenho dúvida, Vendas é o mais importante correto?

Acredito que agora conseguiremos chegar a uma conclusão, Marketing X Vendas, quem irá Ganhar? Na verdade se esse pensamento continuar, ninguém ganha, perde Marketing, perde Vendas, perde toda a empresa. Com ou sem crise uma coisa é certa, Marketing tem o seu mérito, como Vendas também tem o seu mérito e um não irá funcionar perfeitamente sem o outro.

Diria que todo vendedor tem seu lado “Marketeiro”, visitar o seu cliente, conversar, convencer, mostrar o seu produto/serviço, isso é Marketing, fazendo consciente ou não, todo vendedor tem o seu lado Marketing como todo “Marketeiro” tem o seu lado vendedor, convencer a estar em uma mídia, investir em divulgação, você precisa “vender” a ideia, logo, Marketing e Vendas precisam andar de mãos dadas.

Vendas precisa de contrato, Marketing pode ajudar e muito esses contratos e chegarem cada vez mais rápidos e com qualidade, Vendas pode ajudar a levantar dados para Marketing fazer suas análises e trilhar um caminho cada dia mais acertivo, um depende do outro e pensar diferente disso é levar a empresa para o buraco.

Kotler dá algumas dicas de como melhorar esse relacionamento fazendo reuniões entre os departamentos, melhorar a comunicação entre ambos, fazer alguns rodízios para que Marketing participe de vendas e entenda a necessidade de verdade como Vendas participar de Marketing e ver a importância das suas ações como também criar um sistema de remuneração em conjunto, por que apenas o vendedor ter comissões? Marketing não aquece  as vendas para o vendedor poder fechar a venda de forma mais rápida?

Sejam essas ou outras iniciativas, não importa, cada empresa, cada porte adapta conforme sua necessidade, uma coisa é certa, unir esses dois departamentos irá trazer resultados muito surpreendentes para ambos.