Quando falamos sobre o conceito do marketing digital, é importante ressaltar como o assunto é abrangente.

Apesar do tema parecer simples, é fundamental saber definir o que é o marketing digital, quais são as principais estratégias que envolvem a área e como é possível se destacar.

Obviamente o marketing digital é muito útil para qualquer empresa, independente do porte e segmento. Além disso, a estimativa é que o crescimento seja cada vez mais rápido nos próximos anos e as estratégias se tornem cada vez mais eficientes. 

Apesar de muito se escutar sobre o marketing digital e sua utilidade, será que você conhece profundamente sobre o assunto? Quer entender como extrair o máximo do potencial de cada estratégia? Busca entender melhor sobre o assunto, seja como forma de estudo ou para implementar no seu negócio? 

Então, saiba que hoje criamos um conteúdo completo, que vai atender às suas expectativas para que você entenda melhor sobre o que é o marketing digital e ainda tenha as melhores ideias para o seu negócio.

Antes de mais nada, é importante entender o que é o marketing digital de forma profunda. Vamos lá?

O que é o marketing digital

Na sua essência, o marketing digital é a promoção de produtos ou serviços e marcas por meio de estratégias que usam canais digitais para alcançar consumidores e possíveis parceiros. Atualmente, o digital é uma das formas mais usadas por empresas para conseguir se comunicar com o público de uma maneira direta, personalizada e com rápido feedback.

Voltando um pouco no tempo, falando sobre o marketing de uma maneira mais ampla, Philipe Kotler, considerado o pai do marketing, afirma sobre o marketing “o processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas satisfazem desejos e necessidades com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros”.

Com o tempo, a forma de aplicar esse conceito foi se modificando, podemos dizer que até diariamente. Isso porque, nos dias atuais boa parte da população mundial está conectada a internet fazendo compras, interagindo e expondo sua opinião.

Com tantas pessoas online e o mundo inteiro investindo em novas plataformas e formas de vendas e comunicação, o marketing digital precisa se atualizar e mudar constantemente. Afinal, é por ele que o marketing é mais investido nos dias atuais por canais digitais, como os blogs, sites, motores de busca, mídias sociais, e-mail, entre outras.

Como mencionamos já, o marketing digital é muito mais amplo do que se imagina. Além dele ser aplicado por empresas, é possível que pessoas físicas, universidades, igrejas, ONG 's, entre outros, possam fazer uso da estratégia para se beneficiar, seja vendendo mais, atraindo pessoas interessadas em seu conteúdo, entre outros objetivos. Pela sua amplitude, ele consegue ser útil para qualquer pessoa ou empresa.

Sendo assim, quando você estiver pensando sobre o fortalecimento da sua marca e aumentos das vendas, saiba que o marketing digital é uma excelente ferramenta para que você consiga alcançar esses objetivos. Além disso, por meio dele você também terá acesso a meios para entender profundamente sobre o retorno de cada investimento e assim conseguir definir métricas simples e mais fáceis de medir.

Conceito do Marketing Digital

Quando falamos sobre o marketing digital, não podemos esquecer que mesmo falando do digital, o conceito do marketing é centralizado e existe mesmo antes do marketing digital surgir.

Por isso, pensando de uma forma mais ampla, podemos ressaltar como campo de estudo, a estratégia oferece diversas ferramentas que são aplicadas de forma perfeita no marketing digital.

Para que você entenda melhor, já ouviu falar no conceito de 4 Ps do Marketing?

O conceito também é conhecido como Mix de Marketing e ele é referente e 4 pontos considerados fundamentais quando falamos em produtos ou serviços. Sendo eles:

  • Produto
  • Preço
  • Praça
  • Promoção

5 Ps do marketing

Com a chegada e o crescimento do digital, esse conceito foi ampliado e alguns outros elementos foram agregados.

Pensando na valorização do consumidor e como ele faz parte do sucesso da a marca, as empresas passaram a considerar as pessoas como parte importante nos processos de campanhas de marketing.

8 Ps de marketing

Após o mercado entender como as pessoas são fundamentais para que as campanhas de marketing digital sejam um sucesso, o conceito foi ainda mais ampliado. Portanto hoje, além do Preços, Produto, Promoção, Pessoas e Praça, também temos esses conceitos:

  • Processos
  • Posicionamento
  • Performance 

Falando sobre esses conceitos mais recentes, eles foram fundamentais para que o online pudesse entender se a estratégia estava sendo eficiente e quais os resultados de cada ação. Afinal, as pessoas começaram a conseguir avaliar quase que em tempo real, o que contribui para que as empresas possam aprimorar as estratégias e direcionar com mais eficiência cada ação.

E como funciona a parte estratégica do marketing digital?

O marketing digital disponibiliza uma diversidade de estratégias, que podem ser aplicadas em qualquer segmento de mercado, independente dos objetivos e interesses da empresa, instituição ou pessoa.

Com todas as possibilidades que computadores, smartphones e toda a tecnologia que a internet oferece, o crescimento do marketing digital é inevitável. Além disso, a tecnologia também aumentou e muito a produção de conteúdos de qualidade, inclusive gratuitos.

Pensando nessa questão de uma forma mais prática, quando você precisa pesquisar sobre um assunto ou produto, provavelmente você busca no Google. Em seguida diversos conteúdos que possuem uma respostas para o seu questionamento, serão disponibilizados.

A acessibilidade e facilidade que temos nos dias atuais é fantástica, certo!? Com toda a certeza. Porém, alguns fatores vão tornar um site mais atrativo do que outro e um dos primeiros pontos a se pensar: é importante ter boas respostas e uma quantidade diferenciada. Assim, torna- se mais fácil conquistar o cliente e expandir ainda mais com a marca, além disso com o marketing digital é possível acompanhar o comportamento do consumidor e verificar o retorno em tempo real.

E assim como o marketing digital cresce cada vez mais, a concorrência não é diferente. Se você quer se destacar no mercado, precisa encontrar os meios para chegar nesse objetivo e um dos principais benefícios do marketing digital é que as possibilidades são infinitas.

Como posso saber qual estratégia devo seguir no marketing digital? Pensando em ajudar você a entender melhor qual caminho seguir, separamos algumas das estratégias consideradas o que há de mais moderno e eficiente nesse momento, porém, vale ressaltar que não existe uma receita e você inclusive pode mesclar essas estratégias perfeitamente.

Gestão de Tráfego Pago

A gestão de tráfego se trata de uma uma estratégia que tem como objetivo encontrar os melhores canais de comunicação para o seu negócio. O intuito da estratégia é seguir o seguinte cronograma:

  • Converter visitantes em leads
  • Leads em leads qualificados
  • Leads qualificados em oportunidades
  • Oportunidades em clientes

De uma forma geral, a gestão de tráfego consiste em segmentar o público, analisar métricas e gerenciar os consumidores que estão acessando sua página. Vale ressaltar, como o próprio nome já diz, essa estratégia depende de você colocar verba para que o canal possa mostrar o seu anúncio para uma maior quantidade de pessoas com base em sua segmentação e objetivo.

Diversas são as ferramentas para tráfego pago, tais como, Google ads (antigo links patrocinados, facebook ads, instagram ads, twitter ads, linkedin ads, banners em portais, jornais digitais, etc.), basicamente são canais digitais onde você paga para aparecer.

Gestão de Tráfego Orgânico

Segue a mesma lógica do tráfego pago, inclusive, seguindo o mesmo cronograma, porém, você não depende de verba para aparecer, claro que o seu alcance é bem menor, porém, não deixa de ser uma estratégia tão válida quanto, podendo ser muito útil para empresas que estão iniciando ou até mesmo para grandes empresas trabalhar sua marca.

Quando falamos de orgânico, basicamente queremos dizer que acontece organicamente, 100% dependente da sua audiência para que comentários, compartilhamentos, curtidas, etc. possam acontecer.

Também diversas são essas ferramentas, porém, as principais hoje são as próprias redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest, Linkedin, etc.) e o próprio resultado do Google, também conhecido como SEO, sendo hoje uma das melhores estratégias orgânicas para gestão de uma marca, falaremos mais adiante.

Inbound Marketing

O Inbound Marketing é uma estratégia excelente para aqueles que têm como objetivo ser encontrados por pessoas, não por acaso também é conhecido como marketing de atração ou marketing de conteúdo.

As empresas que optam por investir no Inbound Marketing geralmente buscam compreender as dores e necessidades do consumidor, assim fica mais simples de entender como se comunicar esse público e quais as melhores soluções para a sua busca.

Atualmente, a internet está com diversas ferramentas de pesquisas, formas de entender o interesse do público e a melhor maneira de publicar conteúdos que podem ajudar a suprir as necessidades do consumidor.

Quando a empresa opta por investir nessas ferramentas e criação de conteúdos continuamente, provavelmente ela vai criar uma audiência e aumentar a comunicação com seu consumidor. Por meio desses conteúdos, é possível entender de perto quais os interesses do seu público.

Chegando mais perto desses consumidores por meio da criação de conteúdos ricos e estratégicos, você vai conseguir oferecer informações mais relevantes e solucionar os problemas desse indivíduo. Geralmente, o Inbound Marketing é uma estratégia que envolve diversas outras, como SEO, Tráfego Pago, Tráfego Orgânico, Automação Digital, etc.

SEO (otimização de site)

Um dos principais objetivos de quem investe no marketing digital é ser encontrado, sendo assim, ter destaque nos mecanismos de busca pode fazer toda a diferença, certo!? Com toda certeza! E para conseguir bons resultados, existe uma estratégia específica para que o site da uma pessoa ou empresa apareça em destaque de forma orgânica, ou seja, sem ter o custo com anúncios.

A estratégia também é chamada de otimização para mecanismos de busca, Search Engine Optimization ou apenas SEO.

Aplicando a estratégia de forma certa, criando páginas que melhoram o entendimento do consumidor e também tornem o site mais atrativo aos mecanismos de buscas vai ajudar na melhora do ranqueamento da empresa. Basicamente, quando você faz uma pesquisa no Google, você tem os primeiros resultados com uma tarja de anúncio, esse é o tráfego pago (Google Ads), seguido de 10 resultados “normais”, esse conhecido como Orgânico, o trabalho de SEO tem como objetivo te colocar entre esses 10 resultados orgânicos.

SEO On Page e Seo Off Page

Caso a empresa opte por essas estratégias, a otimização acontece dentro das páginas, títulos, meta descrição, linkagem interna, uso de heading tags, entre outros.

Já no caso do SEO off Page, os fatores externos também podem influenciar no rankeamento da empresa, como: tempo de carregamento do site, parâmetros de segurança, links recebidos, entre outros.

Google Ads

O Google Ads é a plataforma de anúncios do Google, ou seja, por meio dela qualquer pessoa ou empresa  pode pagar um determinado valor ao Google para conseguir ter destaque na internet.

A plataforma oferece muitos benefícios ao cliente, já que os anúncios podem ser totalmente segmentados para o público desejado. Isso significa que a marca consegue investir em uma audiência qualificada e que se interessa pelo negócio da empresa.

Pensando na prática, o que vale para mais uma empresa que trabalha com comida vegana: exibir uma campanha para 10 mil pessoas que possuem uma alimentação variada, ou para 700 pessoas que são veganas assumidamente?

Claro que oferecer um produto ou serviço para quem se interessa declaradamente pela marca, pode fazer toda a diferença. E isso acontece, ou seja, o anúncio é mostrado, com base em cookies e nas palavras-chave aplicadas.

E para anunciar na plataforma, além de pensar de forma estratégica na construção do anúncio, saiba que o Google Ads funciona como um leilão, ou seja, o anunciante oferece um determinado valor em troca de cliques. Um detalhe: nem sempre a maior oferta ganha.

Dentro do Google Ads há algumas formas de investir em anúncios, vamos destacar as principais:

  • Anúncios na rede de display:  os anúncios aparecem em websites, páginas de notícias e blogs;
  • Anúncios no YouTube: Você já deve ter acessado o YouTube viu que alguns vídeos possuem anúncios, antes de começar ou durante o vídeo;
  • Anúncios na rede de pesquisa: São os anúncios exibidos nos resultados de pesquisas no próprio Google com base em palavras-chave da busca.Eles ficam em destaque no início com a informação “Anúncio”.
    Social Ads.

O Social Ads se trata dos anúncios que aparecem nas redes sociais. Eles são criados de forma específica para cada mídia, dependendo das características que cada uma pede.

Inclusive, plataformas como o Facebook, Linkedin, Instagram, TikTok e Twitter utilizam o Social Ads como uma das principais estratégias para gerar receita nas empresas. 

É importante ressaltar que as redes sociais não cobram nenhum valor dos usuários que desejam criar um perfil na mídia, porém elas têm acesso a diversos dados dos usuários. Essa coleta de dados acontece por meio dos seus cadastros, compartilhamentos de conteúdos, reações e contato com outros usuários. Assim, fica fácil saber as preferências, hábitos e necessidades do usuário.

E assim como no Google Ads, é possível segmentar os anúncios. Isso quer dizer que as marcas podem investir em anúncios que vão atingir as pessoas certas,ou seja, aquelas que se interessam pelo produto ou serviço da empresa. Além disso, a empresa pode impulsionar postagens para atrair um público ainda maior e interessado.

Criação de Site Profissional

Investir em um site profissional é extremamente importante para que você tenha mais visibilidade na internet e por consequência conquistar mais consumidores interessados na sua marca. Para entender melhor, um site profissional funciona como uma vitrine de vendas, afinal a função dele é apresentar todas as informações mais relevantes ao público-alvo.

Além disso, com um site profissional o cliente tem mais facilidade para ter acesso aos canais de atendimento da empresa.

Optando por uma página na internet, o site estará visível para grande parte dos consumidores que têm acesso a smartphones, assim as possibilidades de atrair o público-alvo crescem consideravelmente. Até porque boa parte das pessoas estão em busca de empresas, serviços, dúvidas, experiências e produtos diariamente. 

Ter um site profissional é o primeiro passo para ter mais destaque na internet e consequentemente investir em estratégias do marketing digital que ajudam a aumentar a visibilidade da marca.

Automação Digital

Talvez você nunca tenha pensado nisso, mas, a Automação para o Marketing Digital também é uma excelente estratégia digital para o seu negócio, dado que automatizar algumas situações do seu dia a dia, irá te ajudar na produtividade, além de minimizar erros ou falhas e ter um atendimento mais rápido para sua captação, é possível automatizar, por exemplo:

  • Departamento Comercial, recebendo os leads e se comunicando com eles, além de ferramentas que ajudam na organização e não perda dos leads;
  • Marketing e Vendas, facilitando a comunicação entre os departamentos para maior produtividade e assertividade;
  • Campanhas de Email, sequências de email para conversar com seu potencial cliente e levar ele ao seu comercial de forma mais qualificado.

Diversas são as possibilidades para a automação de processos de forma digital.

Investir no marketing digital garante um retorno positivo?

Quando você pensar no marketing digital, tenha em mente que apostar nas estratégias que o segmento oferece é um investimento e não um gasto.

Atualmente, empresas grandes e pequenas investem no marketing digital. Inclusive, hoje empresas como o Google são consideradas uma das maiores organizações do mundo. Além disso, não dá para imaginar que o mundo dá publicidade sem as estratégias que o marketing digital oferece.

Grandes marcas, como a Coca-Cola, Ambev, entre outras, continuam investindo em estratégias digitais. Isso porque além de aumentar as vendas da empresa, optar pelo digital vai garantir que a marca esteja sempre em evidência no mercado, independente do porte da empresa.

Conheça alguns cases que marcaram o mundo do marketing digital: 

Heineken: A gigante das cervejas investiu em uma campanha  que buscava reunir pessoas com visões diferentes e eram confrontados em suas próprias ideias. A campanha aconteceu em 2018 por meio de um curta que gerou mais de 345 mil interações no Facebook, além das milhões de visualizações.

Magazine Luiza: Hoje, é a rede de varejo mais valiosa da América Latina. A empresa se tornou um sucesso após entenderem que a cultura e assim investiram em uma assistente virtual que se tornou a cara da empresa e também serve para auxiliar o cliente em todos os processos do site por meio de linguagem adequada no canal.

Coca-Cola: A marca investiu muito em uma estratégia de identificação. Todas as suas estratégias são relacionadas a “felicidade” e “momentos alegres” para que o cliente se identifique com a marca quando está consumindo o produto e em momentos bons. Esse tipo de estratégia sempre fez parte da marca e com o marketing digital não seria diferente.

Por todos os motivos e estratégias apresentadas, não deixe de investir no conjunto de estratégias que mais se encaixam nos objetivos da sua empresa. E não esqueça, para garantir bons resultados, é importante que você invista com o suporte de bons profissionais do marketing digital.