As redes sociais chegaram para inovar, não só o marketing digital, mas também a forma de comunicação, comportamento e de toda a rotina no trabalho, família, relacionamento e entre amigos. Felizmente, a maioria das empresas já entenderam a importância de estar presente nas principais mídias sociais.

De acordo com a TIC Empresas, 97% dos empresas brasileiras já estão presentes no digital. Já em outra pesquisa, do Tyntec, revelou que 77% das pessoas presente nas redes sociais utilizam o smartphone para acessar suas redes. Isso quer dizer que não importa o local ou horário, a maioria das pessoas estão conectadas de alguma forma 24 horas por dia.

Segundo uma pesquisa da Content Trends de 2016, na época 91,7% das empresas brasileiras já estavam presentes nas redes sociais, sendo o Facebook a mais escolhida pela maioria. É um número impressionante, certo? Isso mostra que as redes sociais não serão passageiras, e vieram para modificar todo o funcionamento do setor de propaganda e marketing.

E como as redes sociais beneficiam as empresas?

Vamos refletir sobre o custo-benefício em investir nas redes sociais.

Quando comparada a outras formas de publicidade, como televisão, jornal, outdoor, rádio, entre outras formas, as redes sociais oferece um custo de investimento muito mais baixo. Além disso, a empresa fica disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem nenhum custo adicional.

A empresa que consegue se manter em evidência, com a estratégia correta, também consegue permanecer nos meios onlines com mais visibilidade, independente do segmento de atuação.

E Apesar da maioria das empresas já estarem cansadas de saber sobre o custo-benefícios e o possível resultado que o investimento irá retornar para a empresa, muitos não entendem que não basta criar Gifs e memes divertidos com mais de 10.000 curtidas. É necessário criar uma estratégia com base em dados, estudos sobre a empresa e o público-alvo, e encontra formas de executar com o menor risco possível.

Aproximação com o público

Não há como negar, as redes sociais conseguem deixar a empresa cada vez mais próxima do seu cliente. Um dos motivos é que o feedback é praticamente imediato, assim o termômetro da empresa consegue ser mais rápido, e assim é possível verificar as estratégias de sucesso e quais necessitam ser modificadas.

Mais proximidade resulta em vendas!

Estar mais próximo do cliente, ganhando sua confiança aumenta as vendas da empresa, pode parecer óbvio, mas nem sempre é fácil de conseguir que o cliente veja a empresa como aliada.

E as redes sociais permitem essa aproximação mais rápida e informal do cliente, assim ganhando a confiança do consumidor e tornando este cliente fiel.

Um estudo realizado pela Rock Content, no qual eles analisam mais de 7.000 posts, de diversos nichos, categorias e tamanhos. O resultado demonstra que empresas que investem mais em redes sociais conseguem atrair até 42% a mais de visitantes do que empresas que não apostam na promoção de conteúdo.

Mas como saber se o resultado está sendo convertido em vendas, e não apenas em cliques?

Você sabe o que significa ROI?

Ainda falando sobre engajamento e aumento das vendas, o ROI (Return over investment ou retorno sobre investimento) é fundamental para que o marketing digital saiba como está sendo o retorno das vendas e das campanhas que estão em andamento. É com esta ferramenta que o marketing consegue medir como está o resultado financeiro e de vendas com a ação.

Muitas empresas ainda possuem dificuldades de entender como realizar este tipo de métrica, porém o mercado atual oferece diversas ferramentas que facilitam essa medição. Obter esses dados é fundamental para saber como está sendo o investimento e lucro da empresa.

Utilize várias estratégias!

As redes sociais permitem diversas estratégias excelentes, assim a empresa pode realizar teste e entender qual o melhor caminho para conquistar seu público-alvo.

Nem sempre quantidade é qualidade, portanto não basta inserir um monte de posts nas redes sociais da empresa, sem saber o melhor horário e qual a quantidade correta por dia. É necessário ter uma rotina, saber quantas vezes se deve promover na semana e qual o melhor horário para o seu público.