Agência de Inbound Marketing e Agência de Marketing Digital

Entenda sobre Semântica para Web

Home > Artigos > Dicas para SEO > Entenda sobre Semântica para Web

Entenda sobre Semântica para Web

De uma forma muito simples, vamos explicar o que é a semântica e porque o seu site precisa estar bem estruturado e com a semântica correta para o Google.

O conceito de Semântica

Começar pelo começo, óbvio, segundo nossa querida Wikipédia, o conceito de semântica é:

" Semântica é o estudo do significado. Incide sobre a relação entre significantes, tais como palavras, frases, sinais e símbolos, e o que eles representam, a sua denotação."

 

Qual a relevância para o Google?

Imagina uma máquina buscando e filtrando bilhões e bilhões de dados por segundo para decidir qual o melhor resultado que se encaixa com a sua busca naquele exato momento que você clica em buscar? O Google trabalha com semântica, tratar o seu site para que seja melhor lido e entendido, é um ótimo passo para começar a cortejar nosso tão pretendido Google, trabalhar com um texto que condiz com isso é algo simples e ao mesmo tempo complexo, pois, muitos sabem e acabam não dando a devida importância.

Antigamente, quando você queria posicionar o seu site no Google, simplesmente inseria 200 vezes a palavra-chave no decorrer do texto, claro que isso não funciona mais, o mecanismo do Google busca por informações semânticas em seu site para entender se realmente é relevante ou não o seu conteúdo para ser apresentado no momento da pesquisa, complicou? Um exemplo simples.

Como exemplifica meu amigo Rafael de Souza do Portal Search News Brasil, se você faz uma busca sobre "Como Preparar um Peru para a Ceia de Natal", é claro que você irá falar sobre Peru e não irá inserir 200 vezes no texto 'Como preparar um Peru', o Google já entendeu que o seu artigo falará sobre a preparação da tal ave, porém, a semântica irá buscar outra coisa, "...incide sobre a relação entre significados, tais como palavras, frases, sinais e símbolos...", lembra? O Google espera que dentro do seu artigo tenha palavras como, garfo, faca, talher, preparativos, decoração, tempero, talvez alho, cebola, etc... Entende a relação? Se você está falando sobre Preparar, precisa conter palavras ou frases que façam sentido e indiquem uma receita, se está falando sobre Ceia, alguém irá comer e irá comer com o que? Se está falando sobre Natal precisa decorar e confraternizar com a Família e Amigos, ficou um pouco mais claro sobre semântica?

O que isso tem a ver com o meu site?

Agora que já entendeu melhor sobre a Semântica, vamos trazer isso para o seu site, acredito que já ficou mais que claro a necessidade de você não escrever por escrever, pensar em seu conteúdo já é um passo muito importante, porém, o código-fonte do seu site, toda a criação e estrutura que existe nele também precisa seguir a semântica e isso nem sempre lhe é explicado ou providenciado no Desenvolvimento do Site. Já parou para pensar como o seu site é feito? Se existir a curiosidade, em seu site clique com o botão invertido do mouse sobre qualquer área dele e clique na opção Exibir Código-fonte, terá uma ideia =)

Linguagem utilizada no site

Uma questão importante é a linguagem, por exemplo, criamos em PHP 7 todos os sites desenvolvidos pela Agência, porém, a base dessa criação é o HTML!?! Ok, isso é outro artigo e talvez nem seja tão relevante entender nesse momento, importa saber que HTML após evoluir bastante, chegou hoje ao HTML5 e essa é a linguagem mais atual até o momento desse artigo, essa linguagem também é semântica, no lugar de 'apenas código' para criar o site, quando chegamos no HTML5, esses códigos também dizem ao Google o que cada área do seu site é, o que é o cabeçalho, o rodapé, aonde está o conteúdo principal, o conteúdo complementar, entre outras coisas, e isso ajuda também em seu posicionamento junto ao Google.

Estrutura desenvolvida no Site

Você precisa entender como foi desenvolvido o seu site, vou deixar aqui duas formas de você olhar como está o seu site semanticamente com a estrutura, isso irá te nortear como o Google está vendo o seu site.

HTML5 Outline

Essa extensão pode ser instalada no Chrome, Mozilla, etc... basta achar para o seu Navegador, ele faz a leitura do site e lhe mostra como está a estrutura semântica dele, segue exemplo:

Entenda sobre Semântica para Web

Acesse a página inicial do nosso site e navegue observando essa imagem, irá entender que a estrutura montada no site também é dita semanticamente para os mecanismos de busca, coisa que não acontece naturalmente em um site, a programação deve ser feita de forma correta para que isso ocorra, observe também a hierarquia das informações, o Serviço de Inbound Marketing faz parte de Serviços, assim como, Criação de Sites, Google Adwords, etc., como também em Artigos você verá estruturalmente o recuo mostrando abaixo 3 artigos existentes, aproveite e clique em cada um dos links que aparece no plugin, você irá observar que a área correspondente do site irá piscar, assim conseguirá ver até aonde o código está lendo a sua página e é importante você observar que não deve piscar apenas o título correspondente, quando clicar em um Artigo, por exemplo, deve piscar todo o bloco dele (imagem, título e breve descrição), assim a semântica está correta, pois, ele entendeu todo o conteúdo e poderá fazer a relação entre ele.

Validador W3C

Outra forma de ver isso é utilizando o Validador da W3C, esse é um órgão que cria diversas regras para internet, não oficial, mas, muitos seguem suas diretrizes, você irá ver a estrutura em formato de gráfico e também irá ver a estrutura por nível dos títulos da sua página (headings), algo bem interessante visualmente. Insira o endereço completo do seu site e clicando em Mais Opções (More Options) habilite a opção Show Outline e clique em Check.

Entenda sobre Semântica para Web

Entenda sobre Semântica para Web

De forma resumida, poderia lhe dizer que a semântica é uma placa que você coloca acima de cada porta em um corredor de salas comerciais, você sabe que ali só existem salas comerciais, mas, sem identificação, terá de bater porta a porta para localizar o contador, a agência de turismo, a agência de marketing e isso dá trabalho, com a placa pendurada em cada porta, será muito mais fácil você chegar até a agência.

Acredito que agora tenha ficado mais simples de entender sobre a Semântica e a importância que ela pode trazer ao seu site, você ter um site bem desenvolvido, tanto na estrutura semântica, quanto na estrutura de código e informação, te ajudará e muito em seus projetos.