Agência de Inbound Marketing e Agência de Marketing Digital

O que é um Domínio?

Home > Artigos > Dicas para Site > O que é um Domínio?

O que é um Domínio?

Tudo o que você precisa saber sobre um domínio, o que é, para que serve, aonde comprar, tipos de extensões, valores, como escolher um bom domínio e qual extensão mais indicada.

Parece comum, mas, muitos não sabem o que é e para que serve um domínio, basicamente um domínio é um nome dado para um site, não ficou claro?

Quando você hospeda um site, o servidor de hospedagem concede a você IP composto por alguns número, algo parecido com 185.912.332.12, esse é o indentificador do seu site, seria algo parecido com o seu CPF, então pensa alguém perguntando, com o site da sua empresa e você responde, é o 185.912.332.12... hã?!?

Os domínios vieram para facilitar essa situação, agenciar3.com.br é o nosso domínio, graças a ele fica fácil você gravar, anotar ou divulgar o site da sua empresa, e quando comprado e configurado, ele leva para o IP correto sem a necessidade de lhe mostrar os números, agora ficou mais claro!

Os domínios são compostos por um nome que você criar e uma extensão que diz algumas coisas, vamos lá:

agenciar3: nome criado por nós;
.com: quer dizer que é um domínio de Atividades Comerciais;
.br: diz que é um domínio comprado no Brasil.

Existem diversas extensões, .com.br, .com, .net.br, .org.br e novas que poucos conhecem, por exemplo, .blog.br, .adv.br, .bmd.br, etc... Você pode consultar uma lista de extensões no brasil direto no site do Registro.br.

Aonde comprar o meu domínio

O órgão responsável aqui no Brasil pela vendas de domínios é a Registro.br (http://registro.br/), então você diz, ah, mas eu compro na Locaweb, na Uol, Na Godaddy, entre outros, e saiba que eles compram na Registro.br.

A maioria das hospedagens quando você compra com elas faz o seu cadastro junto ao Registro corretamente, algumas compram o domínio em nome da própria hospedagem e isso é ruim, particularmente eu prefiro comprar na fonte com os meus dados corretos, pois, caso uma hospedagem ou agência compre para você, mas, com os dados deles, saiba que esse domínio não é seu e a qualquer momento eles podem retirar do ar.

Existem extensões de outro países que você também pode comprar, nesse caso a Registro não faz esse trabalho, exclusivo para o Brasil, mas, você pode comprar na Locaweb, UolHost, Godaddy e terá uma infinidade de extensões que poderá escolher.

Como escolher um bom domínio?

Particularmente gosto de nomes foneticamente fáceis de pronunciar e curtos suficientes que possam ser gravados, exemplo, agenciar3.com.br, é fácil de gravar e falar, r7.com, globo.com, etc.

Lembre que quando compra um domínio, poderá utilizar e-mails também com esse domínio para ficar mais profissional, exemplo, contato@agenciar3.com.br, então, se utilizar um domínio complicado, além de não ser fácil de gravar e acessar, quando você dizer o seu e-mail, isso pode lhe trazer dificuldades também.

Qual a melhor extensão que posso comprar?

Não existe a melhor extensão, você pode escolher o que agradar. Gosto de trabalhar com o comum quando se trata de empresa, a cultura brasileira já conhece .com.br, .com, .net.br e alguns outros, é muito comum você diretamente já digitar o nome da empresa acrescido de .com.br, então, eu dou preferência para esse tipo de extensão.

Mas, também não pode ser descartado demais extensões, como mencionado, é uma cultura brasileira e precisa ser mudada, então, se eu tiver um blog, não teria problema algum em criar um blog com nomeescolhido.blog.br.

Qual custo terei?

Existem variações dependendo da extensão que você escolhe e aonde você comprar, em média, uma extensão simples como .com.br, você irá comprar no Registro.br por R$ 30,00 R$ 40,00 por ano (à partir de 2017 o registro.br alterou os valores), é um valor relativamente baixo para sua utilidade, então, quando for criar uma empresa, mesmo que não faça um site ou não utilize um e-mail personalizado, pense em já comprar e garantir o nome que deseja, pois, não é fácil localizar um bom domínio.

Existem hospedagens que dão o primeiro ano do seu domínio em troca de comprar com eles um serviço de hospedagem, pode ser interessante caso venha realmente escolher eles, mas, cuidado para isso não ser um problema futuramente, pois, saber escolher uma boa hospedagem, também fará toda a diferença para o seu negócio, mas, esse será assunto para o próximo artigo.