Agência de Inbound Marketing e Agência de Marketing Digital

Você sabe o que é e para que serve o Google Analytics?

Home > Artigos > Dicas para Site > Você sabe o que é e para que serve o Google Analytics?

Você sabe o que é e para que serve o Google Analytics?

Já sentiu a necessidade de saber se o seu site está recebendo visitas diariamente? Então, também saber quantas visitas, se o visitante já acessou alguma outra vez ou é um novo visitante, seria uma ótima informação concorda?

Já sentiu a necessidade de saber se o seu site está recebendo visitas diariamente? Já parou para pensar quantas visitas foram feitas pelo mesmo visitante, e quantas visitas foram feitas pela primeira vez? Você concorda que essas informações são essenciais para sua empresa?

O Google Analytics, é uma ferramenta da Gigante das buscas que lhe traz informações muito relevantes para o seu entendimento e tomadas de decisões.

Você sabe o que é e para que serve o Google Analytics?

Visão geral da Ferramenta

Basicamente é um código inserido no seu site que irá monitorar o comportamento dos visitantes do seu site, vale lembrar, que a ferramenta monitora apenas o comportamento, não captando nenhum tipo de dado pessoal, como nome, e-mail ou telefone, essas informações realmente são anônimas e o único intuito é lhe trazer dados para que possa analisar como o seu visitante navega, aonde ele mais clica, entre outros detalhes.

O que posso saber sobre o meu visitante

Alguns exemplos de informações que você consegue analisar com o Analytics:

  • Quantas visitas o seu site recebeu em um determinado período que você escolhe;
  • Dessas visitas quantos são novos visitantes e quantos estão retornando ao seu site;
  • Cada visitante quantas páginas visitou e qual o tempo médio que ele ficou em seu site;
  • Informações demográficas, terá ideia de quais estados mais acessam o seu site;
  • Sabe a porcentagem que é visualizada de um computador ou smartphone;
  • Quais páginas recebem mais ou menos visitas;
  • Quais páginas tem maior entrada em seu site e quais páginas tem maior saída;
  • Velocidade de carregamento do seu site em alguns navegadores;
  • Dezenas de outras informações...

Algumas ideias apenas para você entender, mas, se fosse colocar em tópicos tudo o que é possível um artigo não seria suficiente, agora imagine com essas informações em mãos você pode melhorar uma página que dá maior vazão do seu site, otimizar ou dar prioridade a um desktop ou smartphone, verificar o fluxo de visitas do seu site para analisar a entrada e saída do seu visitante, dezenas de ideias que você pode obter para melhorar e trazer a cada dia mais visitantes para a sua página.

Você sabe o que é e para que serve o Google Analytics?
Exemplo do fluxo de comportamento do usuário

Outro exemplo importante é criar regras para que o Analytics acompanhe uma solicitação de orçamento, você pode determinar que ao entrar na página de contato e em seguida ir para uma página de agradecimento, seja contabilizada uma meta por essa ação, no final do mês você consegue mensurar quantas solicitações você obteve.

Falar sobre o Google Analytics é bem abrangente, aqui apenas para ter ideia da sua aplicação e seus benefícios e para que saiba, é uma ferramenta totalmente gratuita. Opinião nossa, essa é uma ferramenta essencial para a vida de um site, por isso, por padrão não existe custo adicional e é inserida em todos os nossos projetos.

Gostou da ferramenta? Compartilhe com sua rede de Network e leve a eles essa informação que é muito importante, use aqui nossos botões de compartilhamento e dissemine essa informação, breve, iremos trazer mais informações de como instalar, como acessar, etc.

[ATUALIZAÇÃO]

Agora o Google disponibizou uma Academia para que possa estudar e se aprofundar mais no Google Analytics, os vídeos são em Inglês, mas, todos estão legendados para o Português, segue o link: https://analyticsacademy.withgoogle.com.