O marketing digital está em crescimento constante, fornecendo formas cada vez mais criativas e inovadoras de divulgar serviços e produtos. A área digital do marketing oferece diversas ferramentas, com lançamentos rotineiros de novos recursos e muitas outras novidades que disponibilizam recursos acessíveis para empresas de todos os portes e segmentos.

Entre inúmeras ações, há uma solução extremamente inteligente para que sua empresa tenha oportunidades de vendas 24 horas por dia ou relacionamento com o seu possível cliente, mesmo quando você não estiver trabalhando: a automação de marketing. E nós vamos te explicar o porque essa ação pode ser um excelente investimento!

Primeiramente, entenda como funciona a automação de marketing

A Automação de marketing pode ser entendida como uma maneira de compreender e agir de forma personalizada, automatizando aqueles processos repetitivos que acontecem com os inúmeros públicos do seu negócio, em todos os canais online da empresa.

Isso ajuda para que a empresa entenda melhor o interesse do lead, em qual estágio de compra esse possível cliente está e assim dispor de todas as informações necessárias para que esse indivíduo dê continuidade no funil de vendas até a hora de fechar sua compra. Já pensou que boa oportunidade? Afinal, para cada venda o ideal é gerar um impacto no maior número de pessoas com o perfil ideal para sua empresa.

Pensando nessa funcionalidade. Hoje a automação está cada vez mais presente nas estratégias de marketing digital para potencializar as vendas da empresa.

Como acontece este resultado, e o crescimento das vendas?

Chegamos em um ponto crucial para que você entenda a rentabilidade ao investir na automação de marketing: o aumento expressivo das suas vendas! Isso acontece já que a organização passa a alimentar da melhor forma os seus leads. Sendo assim, a empresa entende melhor qual o problema do cliente a ser solucionado e a equipe responsável consegue focar nos leads corretos.

Com ferramentas de CRM (gestão de relacionamento com o cliente), por exemplo, é possível integrar o marketing e o gestor de vendas. Desta forma, além de conseguir documentar todos os possíveis clientes, entre a persona e a empresa, é possível apontar quando o lead tem um bom perfil para venda.

A Nutrição de leads não prontos

É possível que os leads da empresa não estejam em seu melhor momento para adquirir o seu produto ou serviço. Isso acontece por inúmeros fatores, sendo eles: o possível cliente está cansado, tem outras prioridades ou simplesmente não entendeu que este produto ou serviço pode solucionar o problema dele. Independente destes empecilhos momentâneos, é possível que esse indivíduo se torne um comprador no futuro. Mas para isso, sua empresa precisa investir no relacionamento.

Utilizando corretamente o Inbound Marketing você também consegue atrair e educar as pessoas ideais! Só que para isso acontecer sua empresa precisa investir na produção de materiais ricos, com informações importantes e de referência no segmento. Mas qual a relação disto com a automação de marketing? Aplicando corretamente o Inbound Marketing e a automação de marketing você cria uma experiência positiva em conjunto com um conteúdo relevante.

Entenda melhor:

  • O possível cliente realiza o cadastro em uma página de captura;
  • A ferramenta de automação escolhida consegue detectar a área de interesse, coloca o lead em um fluxo de nutrição;
  • Acompanhando as aberturas e cliques dos e-mails, é identificado também o estágio no funil de vendas;
  • A relação com o cliente em potencial continua de forma automatizada, fornecendo informações importantes;
  • No momento em que o prospect mostra estar na fase de consideração de compras o setor de vendas é chamado para o fechamento.

E o melhor? O custo!

Focando nos leads corretos, com maior potencial e com a união do marketing e do setor de vendas, o custo para conseguir o fechamento com novos cliente diminui radicalmente. Isso porque a preparação dos usuários pode ser feita de maneira automatizada, e os colaboradores responsáveis pelo marketing podem focar no planejamento dos leads.