O que é o Google Ads?

Entenda como o Google Ads foi criado e qual a importância da ferramenta nos dias de hoje.

O Google Ads chegou para revolucionar o marketing e a publicidade. Hoje, é uma ferramenta utilizada em todo o mundo por multinacionais, empresas de pequeno, médio e grande porte e até mesmo por empreendedores iniciantes. É uma estratégia que oferece visibilidade para todos e um retorno excelente de vendas, acessos e outros benefícios.

Provavelmente você não consegue imaginar o mundo atual sem internet, afinal a globalização tomou conta da rotina da maior parte dos países em todos os continentes. E pensando de forma mais profunda ainda, você consegue imaginar os dias atuais sem os mecanismos de buscas, como o Google? Lembre-se que atualmente qualquer coisa que precisamos, seja um produto, informação ou serviço, nós recorremos ao mais famoso buscador do mundo: o Google.

Apesar do Google Ads, conhecido antigamente como Link Patrocinado, ser tão buscado atualmente e faturar bilhões de dólares por ano, sua história teve início ainda na década de 90 e foi criado já com um objetivo revolucionário. Por isso, antes de você saber mais sobre o que é o Google Ads, vamos conhecer um pouco mais da sua história!

História do Google Ads e dos mecanismos de busca

A história dos mecanismos de busca surgiu há muitos anos, antes da década de 90, mais precisamente em 1945, junto com um pesquisador chamado Vannemar Bush. Na época, ele criou um artigo para a revista Times, chamado de “As We May Think” , que continha um conteúdo futurista, alguns acreditam até ser uma “premonição”. No artigo, ele descreve sobre um ambiente onde há um sistema de captura de informações com extensa memória associativa, rápido e confiável.

Já em 1960, um mecanismo chamado SMART (Salton’s Magic Automatic Retriever of Text) foi criado com o objetivo de captar informações. E 15 anos depois, em 1975 algumas universidades e instituições criaram o projeto ARPANET, do projeto da defesa americana, que tinha como objetivo transmitir informações e conectar computadores ligados no mundo inteiro. A evolução ficou conhecida como o marco 0 da internet!

E como mencionamos antes, já nos anos 90 os mecanismos de buscas foram criados e disponibilizados para o público geral, que tinha acesso à internet. Provavelmente, se você já era adolescente nos anos 90, deve lembrar que precisava clicar de link em link até encontrar a informação desejada, ou seja, era trabalhoso e você ainda dependia um pouco da sorte.

E, finalmente o Google Adwords é criado!

Já avançando um pouco no tempo, em 1998, o Google recebeu um investimento milionário e assim conseguiu investir em novas tecnologias e estratégias para transformar a plataforma na maior referência do mundo, quando o assunto é mecanismos de buscas. Apesar do Google ser a plataforma mais conhecida, outros buscadores conhecidos, como o Yahoo, já investem em buscadores.

Só em 2000 o Google lançou a plataforma Adwords, atualmente conhecida como Google Ads. De acordo com o próprio fundador, Larry Page, o Adwords proporciona a mais avançada forma de uma empresa criar uma campanha que se encaixa nos seus objetivos de divulgação. E realmente, para a época a tecnologia era impressionante, tanto que o projeto foi crescendo cada vez mais e sendo incorporado em outros programas do Google.

O que é o Google Adwords atualmente?

Pensando nos dias atuais, você já deve ter notado que quando você faz uma pesquisa no Google, encontra alguns destaque no resultados. E também quando entrar em um blog ou outro, deve ter reparado em algum banner de anúncio em algum local da página ou quando navega pelo Youtube, deve ter notado alguns anúncios antes de assistir um vídeo.

Neste três exemplos, podemos apontar que o gerenciamento e criação do Adwords ou Google Ads está  presente, seja ele no formato de pesquisa, outro em sites e já o outro no Youtube. 

Como já mencionamos anteriormente, o Google Ads teve sua primeira versão em 2000 e desde então é líder de mercado no mundo inteiro quando o assunto é plataforma de anúncios. Para deixar mais claro a potência do Google Ads, só em 2019 a receita publicitária do Google Ads foi de U$ 134 bilhões de dólares, números muito distante do segundo lugar do mundo, ou seja, da plataforma de anúncios do Google que arrecadou U$ 69 bilhões.

Mas, o que faz o Google Ads ser essa potência no mundo?

Da forma mais objetiva possível, o Google possibilita que empresas de qualquer segmento ou tamanho consigam pagar para conseguir mais destaque na internet por meio de anúncios inteligentes e criados de forma chamativa. E dentro disso, diversos pontos beneficiam o cliente, por exemplo:

  • A empresa pode fazer um anúncio segmentado, ou seja, destinado para o seu público-alvo. Por exemplo, uma empresa que vende produtos veganos terá sua campanha destinada a um grupo que se declara vegano e procura produtos que não tenham origem animal.
  • Com base em cookies e palavras-chave os anunciantes conseguem segmentar os anúncios e determinar onde eles vão ser exibidos

O Google já faz parte da vida de todos

Você já deve ter notado que de alguma forma o Google já fez parte da sua vida, seja diariamente ou em momentos específicos. Por isso, o Google Ads se tornou a potência que é hoje em dia, afinal a plataforma te dá a resposta que você precisa e busca em apenas segundos, assim é possível escolher a melhor empresa, que oferece o melhor produto, melhor preço e outros pontos que você está buscando.

O Google trabalha para oferecer as melhores informações, locais, produtos e serviços no momento que você precisa e em um tempo curto, isso é perfeito certo!? Com toda a certeza, principalmente para empresas que querem expandir, vender mais e tornar-se a mais reconhecida no mercado.

De acordo com a Statcounter, ainda em 2019 o Google já era detentor de 92,71% das buscas feitas em desktop e mobile. E só no Brasil, esse número atingia 97%,27% do volume de pesquisas. Com esses números, você já deve estar convencido sobre a importância de investir no Google Ads, para ter mais visibilidade entre o público que busca pelo seu serviço ou produto.

Conclusão

O Google é a melhor plataforma de anúncios do mundo e com o tempo tem oferecido ferramentas cada vez mais funcionais e eficientes para que o usuário consiga encontrar com facilidade aquilo que está buscando. E a empresa também consegue ter seus anúncios aparecendo para aqueles que estão buscando pelo seu serviço ou produto, assim aumentando a chance de venda.

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