Como funciona o Inbound Marketing? Saiba por onde começar!

Entenda como começar a implementar o Inbound Marketing na sua empresa e saiba a importância que é investir nessa ferramenta para fidelizar novos clientes.

O marketing digital ultimamente é essencial para que qualquer empresa consiga ter acesso ao seu cliente com mais facilidade. E atualmente, algumas ferramentas funcionam como uma estratégia inteligente para que o processo seja invertido, ou seja, o cliente vá até a empresa buscando seus serviços e produtos, de acordo com a sua necessidade. Estamos falando do Inbound Marketing!

O Inbound Marketing tem como metodologia investir no relacionamento com o cliente antes de propor a venda de um serviço ou produto. É uma estratégia que demonstra ao consumidor que determinada empresa “sabe” do que está falando e assim é a melhor opção naquele segmento.

Atualmente, com diversas ferramentas de buscas, como o próprio Google, a maioria dos consumidores preferem pesquisar informações e trocar experiências com outros consumidores sobre produtos e serviços, antes de fechar a compra, já que isso proporciona mais segurança e certeza de que o investimento é um bom negócio.

E pensando na maioria dos consumidores dessa geração, é fundamental que as empresas invistam no Inbound Marketing, em conjunto com outras ações que irão potencializar os resultados da empresa no meio digital. E se você ainda não sabe muito sobre como funciona o Inbound Marketing, nesse artigo vamos falar sobre como fazer o Inbound marketing e quais são suas vantagens.

Para começar a investir no Inbound Marketing, antes de mais nada: defina seu público!

Como funciona o Inbound Marketing? Saiba por onde começar!Você já deve ter entendido que o Inbound Marketing é excelente para as empresas que desejam conquistar seu público, antes de oferecer qualquer produto ou serviço. Mas, ainda deve estar se perguntando, “como começo com esse tipo de estratégia na minha empresa?” Caso você ainda não tenha entendido muito bem sobre o que é o Inbound Marketing, indicamos que você confira o artigo: O que é Inbound Marketing.

Agora, se você já compreendeu bem o que é o Inbound Marketing e quer entender como fazer o Inbound Marketing, vamos falar primeiro sobre o primeiro passo.

Por isso, junto com a sua equipe busque responder: quem é o seu público?

Entender quem busca os seus serviços ou produtos é essencial para que você consiga falar a "língua do seu consumidor”, o que irá ajudar a conquistar credibilidade entre seus clientes e consequentemente a empresa cairá no “boca a boca”.

Criação de personas

A persona é a representação do cliente ideal da sua empresa.

Agora que você já sabe quem é o seu público, chegou o momento de entender com quem você vai falar por meio dos conteúdos que a sua empresa vai gerar. Definir a persona ideal é fundamental para você encontrar a melhor estratégia na hora de criar o conteúdo para o Inbound Marketing.

E para que você consiga criar uma persona perfeita, sua empresa deve fazer uma análise dos clientes da empresa e assim identificar características comuns entre eles. Sua equipe também pode selecionar alguns clientes para realizar uma breve entrevista, com perguntas estratégicas, que poderão ajudar na definição da persona.

Após obter os resultados dessa entrevista, é importante fazer o mapeamento com base nas respostas dos clientes e verificar as características comuns para que você consiga identificar a persona do seu negócio.

Agora que você já entendeu quem é o público da sua empresa, vamos falar sobre a Jornada de Compra.

A contratação dos serviços ou produtos da sua empresa pode demorar um tempo considerável, já que o cliente precisa se sentir confortável e confiante para fechar o negócio. É nesse momento que o Inbound Marketing se torna tão fundamental para a sua empresa, isso porque a estratégia irá apoiar o seu marketing em todas as ações na jornada de compra do seu consumidor.

A jornada de compras possui algumas etapas, dentro dessas etapas o planejamento da estratégia de Inbound Marketing irá incluir conteúdos para posts em ebooks, webinars, infográficos e outros conteúdos relevantes. O seu potencial cliente irá percorrer um “caminho”, consumindo conteúdos profundos, até chegar o momento do diálogo com a empresa para o fechamento do negócio. 

Seguindo essas etapas e conquistando a confiança do cliente fica muito mais fácil do consumidor entender que o que a empresa está oferecendo é exatamente aquilo que ele busca ou até mesmo melhor.

E nessa jornada de compras, sua empresa deve seguir algumas etapas, sendo elas:

Primeira etapa - Aprendizado e descoberta

Nesse início da jornada de compra a persona ainda não entende muito bem o que ela precisa ou tem em mãos, se é uma oportunidade de negócio ou um problema.

Por isso, o objetivo inicial e principal nessa etapa é atrair visitantes e despertar o interesse sobre a sua marca, produtos e serviços. Além disso, o conteúdo tem como objetivo ser mais explicativo e informativo do que qualquer outra coisa.

Segunda etapa - Reconhecimento do problema

Nesta etapa a persona irá identificar se há algum problema ou mesmo uma oportunidade de negócio e assim começará a buscar uma solução para essa questão. Neste momento, uma excelente forma de auxiliar esse consumidor é criando ebooks, infográficos, e webinars.

Terceira etapa - Consideração da solução

Chegando nessa fase da jornada de compra a persona já entendeu alguns dos possíveis problemas que precisam de solução, por isso é essencial nesse momento criar um senso de urgência. É importante fazer o consumidor entender que ele precisa solucionar o problema rapidamente, assim ele vai empenhar seu tempo para encontrar a melhor forma de isso acontecer.

Sua empresa pode optar pelo uso de conteúdos de apoio voltados para a sugestões de ferramentas, metodologia, softwares,  eBooks de cases de sucesso, entre outros materiais.

Quarta etapa - Decisão de compra

Chegou o momento em que a persona começa a avaliar qual empresa oferece melhor o serviço que ela está buscando. Por isso, os conteúdos elaborados para essa etapa devem ressaltar os diferenciais dos serviços ou produtos que a sua empresa oferece. Por isso, invista em materiais que ajudam na tomada de decisão e deixem espaços para a solução de dúvidas.

Funil de vendas

Agora que você já definiu o seu público alvo, quem é a sua persona e como você deve organizar a sua jornada de compra, chegou a hora de aplicar o seu Inbound Marketing em cima do funil de vendas.

Que tal criar um formulário para a pessoa que tiver interesse em acessar ebooks ou vídeos de forma gratuita? Assim ela terá que preencher um formulário de conversão, fornecendo alguns dados para o cadastro, como o nome e e-mail e assim acabará virando um LEAD.

Será o início de uma excelente relação de nutrição onde o Lead irá receber diversos conteúdos diferenciados e que se encaixam na etapa da jornada de compra que ele está.

Durante o amadurecimento do LEAD e a maior aproximação desse potencial consumidor é importante começar a direcionar conteúdos que se encaixam cada vez mais nas necessidades desse cliente, assim novas oportunidades de vendas podem começar a surgir.

E mesmo com o sucesso da conquista desses LEADs é importante estar sempre fazendo uma análise de como está a situação e desenvolvimento do trabalho, assim fica mais fácil encontrar a estratégia ideal para reter clientes e fidelizá-los.

O prejuízo em não investir no Inbound Marketing

Talvez em um primeiro momento você acabe achando que o Inbound Marketing é uma estratégia demorada, principalmente se o objetivo da sua empresa é aumentar as vendas de forma rápida e considerável em um curto espaço de tempo. Mas, lembre-se que construir uma imagem e criar um bom relacionamento pode ser o diferencial que a sua empresa busca para fidelizar seus clientes e até ser indicado por eles. 

O caminho também é mais curto do que você imagina! Isso porque é muito mais fácil conseguir vender novamente para um cliente que já conhece e investiu na empresa do que conquistar um cliente novo, portanto fazer esse trabalho estratégico para conquistar e captar clientes pode ser muito mais econômico do que você imagina.

E pensando economicamente, o Inbound Marketing pode ser extremamente vantajoso também. A estratégia, quando comparada com outras ações de marketing, consegue alcançar muitas pessoas ao mesmo tempo de diversos canais de comunicação. Fora que quando o planejamento é feito da forma correta a mensagem certa chega para o cliente certo.

Resumidamente, se você tem uma empresa e está buscando mais informações sobre o Inbound Marketing, saiba que você deve investir por essas razões:

  • Menor custo
  • Atingir o público que a sua empresa busca
  • Melhores chances de finalizar uma venda
  • Fortalecimento da marca e maior credibilidade no mercado
  • Fidelização de novos clientes

E como iniciar o investimento em Inbound Marketing?

O ideal é que a sua empresa  tenha um time de especialistas que possam auxiliar a sua marca a compreender todas as etapas necessárias para planejar da forma mais eficiente a estratégia de Inbound Marketing.

E a melhor forma de conseguir iniciar um investimento desde já é contratando uma Agência que deixará diversos profissionais a disposição da sua marca, oferecendo excelentes estratégias para que toda a jornada de compra seja planejada e executada com sucesso. Além disso, sua empresa poderá ser beneficiada com relatórios e suporte para encontrar soluções necessárias no meio do “caminho”.

Lembrando que dentro da metodologia do Inbound, diversas ações/serviços fazem parte da estratégia, por exemplo, Anúncio no Google Ads, Otimização para Busca Orgânica do Google, Criação ou Reestruturação do Site, Anúncio nas Redes Sociais, Automação de Marketing, Automação de Vendas, etc. Por isso, lembre-se: é um investimento que gera um excelente retorno, mas sua empresa precisa investir em especialistas que entendem das ferramentas citadas.

E qual a melhor hora para iniciar o investimento no Inbound Marketing?

Quanto mais cedo, melhor! Investir no Inbound Marketing é investir na melhoria da sua marca em diversos pontos, tais como: aumento de visibilidade, reconhecimento da marca, mostra que sua empresa é uma referência no que faz e consequentemente a conquista de novos potenciais clientes.

Por isso, não fique adiando os planos de investimento em melhorias no marketing! Se você quer aumentar as vendas da sua empresa, um dos melhores caminhos é o Inbound Marketing.

Quer saber mais sobre o Inbound Marketing e outros conteúdos relevantes? Continue acompanhando o Blog da Agência R3.

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