Com o passar do tempo e o crescimento da tecnologia, a forma com que nos comunicamos vem evoluindo, e, como consequência, deve evoluir também a forma com que as empresas comunicam-se com seus clientes e seu público.

Por que contratar um serviço de Inbound Marketing

Com o crescimento de mídias digitais como parte ou todo de uma empresa, é fundamental que a comunicação de tal seja voltada à sua visibilidade. Afinal de contas, a maior vantagem de inserir um negócio na internet é a capacidade de alcance tão ampla que a rede nos pode oferecer, não é mesmo?

E uma arma importantíssima para aumentar seu alcance e visibilidade com qualidade é investindo no Inbound Marketing. A estratégia começou a ser utilizada inicialmente nos Estados Unidos e começou a ganhar mais popularidade em 2009 com o  lançamento do livro “Inbound Marketing: seja encontrado usando o Google, a mídia social e os blogs”, de Brian Halligan e Dharmesh Shah.

Desde então o Inbound Marketing não parou de ganhar espaço entre empresas de todos os segmentos e tamanhos, por todo o mundo! E esse sucesso tem uma explicação: no Inbound Marketing quem procura a empresa é o cliente, e não ao contrário! É o que toda empresa quer, né?! Para entender o que é o Inbound Marketing, implementar a estratégia e entender melhor os benefícios em investir no Inbound Marketing, leia o artigo até o final!

O que é o Inbound Marketing?

O Inbound Marketing, também conhecido como o marketing de atração, pode ser resumido em uma série de estratégias de comunicação que interessam ao cliente, com o intuito de fazer com que o consumidor de seu produto venha até sua empresa.

Por exemplo, ao publicar conteúdos autorais em um blog ou distribuir um e-book com um conteúdo interessante, o consumidor em potencial que se interessa no assunto irá se informar, e isso mostra a ele de que sua empresa sabe do que está falando, o que gera uma autoridade, e faz com que ele se interesse em consumir seu produto. 

Isso quer dizer que sua a empresa estará trabalhando de forma gradativa com o cliente em potencial, demonstrando ser uma referência no assunto e apresentando argumentos que convençam o consumidor de que a organização em questão, é a melhor opção para compra de produtos ou serviços.

É claro que essa é uma maneira simplificada de definir esse conjunto de estratégias.

Dentro do assunto, podemos ainda falar de produções de vídeos, newsletters, além do uso de ferramentas de otimização para que o site apareça antes dos concorrentes no Google, hoje o maior buscador do mundo, o que proporciona mais cliques e mais visibilidade .

No entanto, em suma, podemos dizer que o Inbound Marketing tem como foco atrair o cliente de uma forma que pareça mais orgânica, o que gera mais confiança e um relacionamento melhor com a marca.

Por que o marketing de conteúdo é uma vantagem para meu empreendimento?

Conforme dissemos, se você está inserido no meio virtual, a visibilidade que sua marca pode alcançar é uma das principais vantagens. E essa questão é interessante! Isso porque não há como não estar no mundo virtual, hoje a maioria das pessoas estão conectadas de alguma forma!

No entanto, ao aplicar uma estratégia em cima de seu website, o Inbound Marketing proporciona uma série de vantagens além de ampliar a sua visibilidade. Atualmente, é muito difícil que alguém consuma algo sem antes verificar na internet a qualidade do produto.

O Inbound Marketing garante que sua marca ganhe visitas em website, o que a faz mais conhecida, mas também que ela seja de maior confiança para os potenciais consumidores, os leads, porque eles já leram o conteúdo que você produz e sabem que você entende do assunto, e além disso, eles podem cadastrar seus e-mails em seu blog, o que te garante ter uma lista de contatos para disparar e-mails marketing de relacionamento e etc.

Isso facilita a fidelização de seus clientes, e garante que a relação deles com a empresa seja menos fria.

Para deixar mais claro as vantagens do Inbound Marketing, confira as 5 principais ações em que a estratégia se encaixa perfeitamente!

  • Aumenta a visibilidade da sua empresa;
  • Reduz o custo de aquisição de seus clientes;
  • Atrai seus clientes em potencial;
  • Gera conteúdos de excelente impacto;
  • Otimiza o seu processo de vendas.

Por que minha empresa não pode ficar sem o Inbound Marketing?

O Inbound Marketing consegue ser ate 62% mais barato para a empresa do que o marketing convencional ou o Outbound Marketing. Portanto, se você quer resultados, está começando e deseja ter um marketing eficiente, saber mais sobre o que significa o Inbound Marketing pode fazer toda a diferença no marketing da sua empresa.

Além disso, pelo simples fato de que a maioria das pessoas navegam muito tempo hoje por suas redes sociais, buscadores como o Google, lendo e-mails,  entre outras ações que podem envolver o acesso ao conteúdo do Inbound Marketing. 

Entendendo um pouco melhor sobre o que é o Inbound Marketing, vamos conhecer suas etapas?

Há uma sequência de etapas a serem seguidas para que o Inbound Marketing da sua empresa seja executado com sucesso absoluto! Sendo elas: Atrair, converter, relacionar , vender e analisar!  Entenda melhor:

Atrair

Primeira ação: gerar visitantes!

A primeira ação que devemos pensar é que temos que demonstrar ter autoridade no assunto e demonstrar isso ao público-alvo de uma empresa  quando pensamos na pergunta: o que é Inbound?

Vamos começar pela lógica de que: não basta ter um site incrível sem visitas. Isso porque sem o consumidor acessando sua página não há vendas! Isso torna lógico a etapa da atração vir em primeiro lugar!

A etapa visa construir um conteúdo que desperte a atenção de pessoas que de forma espontânea irão se interessar pelo assunto que sua empresa está propondo! Essa ação irá proporcionar um público muito mais engajado!

E como chegar nesse público?  É possível divulgar os conteúdos criados para iniciar a estratégia por meio das redes sociais e até mesmo de mídias pagas.

Converter

É o complemento da etapa anterior! Isso porque, quando citamos sobre conversão, estamos falando de uma troca entre empresa e usuário! O consumidor oferece seus dados em troca de uma recompensa, como por exemplo algum material rico no assunto em que ele está interessado!

E para alcançar essa fase da estratégia, você poderá optar por utilizar ofertas diretas, como pedidos de orçamentos e testes gratuitos, ou ofertas indiretas, que incluem ebooks, por exemplo.

Relacionar

Não é porque o cliente acessa a sua página que ele já está na fase da compra, e é neste momento que entra a fase do relacionamento.  Para deixar mais claro, apenas 3% do seu público em potencial está já está na etapa de compra quando acessa o seu site pela primeira vez, por que desperdiçar os outros 97%?

Por isso, quando o seu cliente em potencial está na fase do relacionamento é possível acelerar o processo de compra utilizando algumas ferramentas e estratégias, dentre elas: e-mails promocionais e Newsletter (e-mail periódico, com diversos conteúdos e ofertas diretas e indiretas).

Vender

Todas as etapas realizadas anteriormente, tem como foco a venda! Como resultado, na maioria das vezes, o consumidor irá realizar a compra pelo próprio site da empresa ou por meio do contato de um vendedor.

Porém, para chegar neste momento a alimentação dos Leads nas etapas anteriores, é fundamental, pois, não tomou tempo do seu comercial e traz esse lead no momento ideal da venda ser feita.

Analisar

Essa etapa final pode ser a que demonstra o diferencial do Inbound Marketing de qualquer outra estratégia de marketing. Isso porque a etapa permite que a empresa aplique ferramentas de análise e monitoramento de cada ação, em todas as etapas.

Com isso, também é possível encontrar possíveis falhas que estão resultando em taxas abaixo do que é esperado na ação. E para isso, a organização pode usar o Google Analytics, que como citamos anteriormente, é uma das ferramentas disponíveis de Web Analytics. 

Outras informações importantes que podemos levantar com a Análise é entender qual o seu CAC (Custo de Aquisição do Cliente) e verificar qual o LTV do seu Cliente, verificar se o seu ROI está sendo positivo  e isso irá deixar a estratégia cada vez mais assertiva. 

Custo-benefício

Esta também é uma vantagem que vale a pena discutir. O investimento necessário para a implementação de estratégias de Inbound Marketing é muito menor do que aquela necessária para uma campanha física, com impressões, outdoors, panfletagem, todo um trabalho intenso no design e identidade de algo que não estará para sempre exposto.

Outra vantagem é que ele pode ser redirecionado ou alterado com menos transtorno, caso a estratégia não esteja atendendo os resultados necessários.

Além disso, o Inbound Marketing faz com que sua estratégia seja um centro de investimento e não um centro de custos! Isso porque todas as ações deste tipo de estratégia podem ser mensuradas, isso quer dizer que é possível saber quantas pessoas visualizaram seu post, converteram ou mesmo aquelas que compraram em determinadas campanhas. Há algumas ferramentas de web analytics disponíveis no mercado para conseguir essas informações. 

Para aqueles que não conhecem o que é o web analytics: são ferramentas que oferecem o processo de medição, coleta, análise e a produção de relatórios de dados de navegação e interação,  visando compreender e otimizar seu site ou blog.

Em suma, o Inbound Marketing é uma estratégia extremamente vantajosa para conseguir uma melhor comunicação com o cliente, independentemente do tipo de empreendimento, então vale à pena investir! O que acha, isso faz sentido para o seu Negócio?

E por quais motivos a R3 oferece aos clientes a estratégia de Inbound Marketing?

Quando você pensa sobre o que é o marketing inbound, qual a ideia de resultados que você consegue notar que uma agência de marketing pode oferecer ao cliente? Após compreender sobre o que é o Inbound Marketing  e todas as etapas que esse tipo de estratégia segue, que tal entender um pouco mais sobre as vantagens que esse serviço pode proporcionar na relação entre agência e cliente?


O Inbound Marketing é uma estratégia que já mostrou para agências e clientes que optaram por investir nesse tipo de ação que os resultados são impressionantes! Apesar da estratégia ser considerada ainda nova no segmento de marketing digital, diversas empresas que são visionárias já compreendem a importância de entender o que é o Inbound Marketing e já investem na proposta.


Além disso, o Inbound, também conhecido como marketing de atração, ainda está em desenvolvimento por especialistas da área, portanto quem já iniciou o investimento na estratégia pode ter uma vantagem ainda maior em um futuro próximo.

Lembre-se: quando pensar sobre o que é o Inbound Marketing, saiba que vai muito além da criação e divulgação de conteúdos bons. A estratégia envolve o uso de ferramentas tecnológicas, algoritmos e novas formas mais eficientes de extrair informações importantes e úteis sobre os Leads.

Portanto, com o investimento em ferramentas cada vez mais eficientes, a internet tornando-se cada vez mais rápida e móvel a cada ano que passa, o processo de vendas da empresa que investe em Inbound Marketing ficará cada vez mais otimizado, rápido, eficiente e abrangendo canais online diferentes.

“Legal, entendi! Agora que já compreendi a importância do investimento no Inbound e porque agências como a R3 oferecem esse tipo de serviço, qual é o próximo passo?”

Vamos falar sobre o passo seguinte, após obter resultados?

Agora que você já conseguiu entender como é feita a implementação do Inbound Marketing, a criação de conteúdo, o funil de vendas, a divulgação por meio das mídias sociais e a geração de Leads para a empresa, vamos refletir sobre: o que é possível fazer para melhorar ainda mais os resultados que a empresa já está tendo com o Inbound Marketing.

E antes de falarmos sobre estratégias, vamos fazer um exercício! Caso você esteja começando a investir no Marketing Digital, como você imagina que o setor da sua empresa estará em 2 anos? Desde melhorias, conquistas, mudanças até o que precisa ser implementado.

Aposto que a sua conclusão foi: “com o Inbound Marketing estaremos  conquistando centenas ou milhares de Leads, com diversos conteúdos de referência circulando entre o público-alvo da minha empresa.”

E você está certo! Mas, a questão é: como conseguir isso?

Primeiramente, a empresa deve ter uma estrutura de referência no marketing, incluindo colaboradores que estejam “vestindo a camisa”, tenham visão em relação aos objetivos e desafios da empresa e consigam encontrar soluções diferenciadas ou a empresa também pode optar por ter como parceira uma agência especializada nesse tipo de ação, como a R3.

O investimento é necessário!

Muitas agências vendem o marketing digital como uma estratégia que tem um custo baixo e excelentes resultados. Realmente, é possível iniciar o investimento em uma estratégia de marketing digital, como o Inbound Marketing, com um investimento econômico. Porém, com o alcance de bons resultados e com a apresentação do ROI (Retorno Sobre Investimento) naturalmente a empresa vai entender que para ter melhores resultados do que já está tendo, investir mais é essencial. Portanto, a empresa vai precisar investir em uma equipe maior, mais ferramentas e profissionais capacitados para elevarem os resultados.

Ter muitos recursos não é garantia de sucesso!

Parece até contraditório, né? Acabamos de falar que quanto mais resultados mais se deve investir, porém quanto mais dinheiro a empresa tem para aplicar no setor mais fácil é gastar com ferramentas que não vão dar resultados. Por isso, pense bem antes de adquirir um software, uma nova estratégia ou mudar o rumo do que já está sendo feito com o Inbound Marketing da empresa.

Uma dica: antes de investir entenda o que precisa ser melhorado agora e a longo prazo. Assim, fica mais fácil priorizar o que é mais urgente e dará resultados essenciais para o atual momento.

Não adianta só escrever muito!

Apesar da estratégia ainda ser nova e muita gente pesquisar ainda sobre “o que é o Inbound Marketing” muitas empresas já investem “pesado” na estratégia. E o resultado: o aumento da competição.

Portanto, fique atento na qualidade do seu conteúdo. O que você está entregando para o seu público-alvo? Invista em um conteúdo cada vez melhor, mais aprofundado e embasado.

Não basta só ter um bom conteúdo, você precisa ter uma boa distribuição!

São muitos detalhes até chegar nos resultados esperados né!? Por isso falamos que o Inbound Marketing é mais complexo do que parece.

De nada adianta você ter um excelente conteúdo, investir em SEO e mídias sociais se você não consegue distribuir com eficiência. Por isso, é muito importante que a equipe responsável estude as formas mais eficientes de melhorar o desempenho nos canais de comunicação.

Assim, sua empresa não fica estagnada, já que a ideia é se tornar uma referência cada vez mais forte no segmento.

Fique ligado na taxa de conversão

É fundamental pensar na taxa de conversão, assim é possível compreender melhor o que impede, muitas vezes, do seu Lead adquirir seus produtos ou serviços. Por isso, acumule dados relevantes, seja por meio de Landing Pages, feedbacks, dados de interação, automação, entre outras formas.

Como estão suas parcerias?

Conforme sua empresa vai crescendo por consequência de ações como o Inbound Marketing é normal que suas parcerias também fiquem mais relevantes. Por isso, tenha parceiros com uma base sólida, assim como a sua.

Assim, você também poderá investir no co-marketing segmentado (O co-marketing é uma prática de marketing em que duas empresas cooperam com canais de distribuição separados) para contribuir em melhores resultados para ambos.

Parcerias ajudam, e muito! Por isso, sempre que possível faça e tenha ainda melhores resultados.

Não existe mágica, quando falamos de Inbound Marketing

Apesar da estratégia ter uma base para quem está iniciando e até mesmo que está tendo bons resultados, inovar sempre é importante! Tenha boas idéias que geram mais engajamento, só copiar e colar ideias de outras empresas não vale!

Inovar pode ajudar você a encontrar novos Leads.

Gostou do conteúdo? O Inbound Marketing pode ser uma estratégia muito mais profunda e eficiente do que muitas empresas imaginam. E pensando em auxiliar você que deseja entender melhor o que é o Inbound Marketing, por quais motivos deve investir na ferramenta, como deve iniciar essa mudança no marketing e outras curiosidades sobre o marketing de conteúdo, vamos criar conteúdos cada vez mais voltados para ferramentas que podem ajudar você e outras pessoas.


Você também pode baixar nosso E-book “Uma introdução ao Inbound Marketing” gratuitamente. Assim você tem acesso a maiores detalhes sobre como entender o que é o Inbound Marketing pode ajudar no seu desempenho como profissional ou nos resultados que a sua empresa pode ter com a estratégia. Caso queira, pode ter uma experiência real com Inbound, faça um teste por esse link: agenciar3.com.br/teste-inbound.