Por que contratar um serviço de Inbound Marketing?

Com o passar do tempo e o crescimento da tecnologia, a forma com que nos comunicamos vem evoluindo, e, como consequência, deve evoluir também a forma com que as empresas comunicam-se com seus clientes e seu público.

Com o crescimento de mídias digitais como parte ou todo de uma empresa, é fundamental que a comunicação de tal seja voltada à sua visibilidade. Afinal de contas, a maior vantagem de inserir um negócio na internet é a capacidade de alcance tão ampla que a rede nos pode oferecer, não é mesmo?

E uma arma importantíssima para aumentar seu alcance e visibilidade com qualidade é investindo no Inbound Marketing. A estratégia começou a ser utilizada inicialmente no Estado Unidos e começou a ganhar mais popularidade em 2009 com o  lançamento do livro “Inbound Marketing: seja encontrado usando o Google, a mídia social e os blogs”, de Brian Halligan e Dharmesh Shah.

Desde então o Inbound Marketing não parou de ganhar espaço entre empresas de todos os segmentos e tamanhos, por todo o mundo! E esse sucesso tem uma explicação: no Inbound Marketing quem procura a empresa é o cliente, e não ao contrário! É o que toda empresa quer, né?! Para implementar a estratégia e entender melhor os benefícios em investir no Inbound Marketing, leia o artigo até o final!

O que é o Inbound Marketing?

O Inbound Marketing, também conhecido como o marketing de atração, pode ser resumido em uma série de estratégias de comunicação que interessam ao cliente, com o intuito de fazer com que o consumidor de seu produto venha até sua empresa.

Por exemplo, ao publicar conteúdos autorais em um blog ou distribuir um e-book com um conteúdo interessante, o consumidor em potencial que se interessa no assunto irá se informar, e isso mostra a ele de que sua empresa sabe do que está falando, o que gera uma autoridade, e faz com que ele se interesse em consumir seu produto. 

Isso quer dizer que sua a empresa estará trabalhando de forma gradativa com o cliente em potencial, demonstrando ser uma referência no assunto e apresentando argumentos que convençam o consumidor de que a organização em questão, é a melhor opção para compra de produtos ou serviços.

É claro que essa é uma maneira simplificada de definir esse conjunto de estratégias.

Dentro do assunto, podemos ainda falar de produções de vídeos, newsletters, além do uso de ferramentas de otimização para que o site apareça antes dos concorrentes no Google, hoje o maior buscador do mundo, o que proporciona mais cliques e mais visibilidade .

No entanto, em suma, podemos dizer que o Inbound Marketing tem como foco atrair o cliente de uma forma que pareça mais orgânica, o que gera mais confiança e um relacionamento melhor com a marca.

Por que isso é uma vantagem para meu empreendimento?

Conforme dissemos, se você está inserido no meio virtual, a visibilidade que sua marca pode alcançar é uma das principais vantagens. E essa questão é interessante! Isso porque não há como não estar no mundo virtual, hoje a maioria das pessoas estão conectadas de algumas forma!

No entanto, ao aplicar uma estratégia em cima de seu website, o Inbound Marketing proporciona uma série de vantagens além de ampliar a sua visibilade. Atualmente, é muito difícil que alguém consuma algo sem antes verificar na internet a qualidade do produto.

O Inbound Marketing garante que sua marca ganhe visitas em website, o que a faz mais conhecida, mas também que ela seja de maior confiança para os potenciais consumidores, os leads, porque eles já leram o conteúdo que você produz e sabem que você entende do assunto, e além disso, eles podem cadastrar seus e-mails em seu blog, o que te garante ter uma lista de contatos para disparar e-mails marketing de relacionamento e etc.

Isso facilita a fidelização de seus clientes, e garante que a relação deles com a empresa seja menos fria.

Para deixar mais claro as vantagens do Inbound Marketing, confira as 5 principais ações em que a estratégia se encaixa perfeitamente!

  • Aumenta a visibilidade da sua empresa;
  • Reduz o custo de aquisição de seus clientes;
  • Atrai seus clientes em potencial;
  • Gera conteúdos de excelente impacto;
  • Otimiza o seu processo de vendas.

Por que minha empresa não pode ficar sem o Inbound Marketing?

Um dos principais motivos é que a sua empresa pode economizar até 62% do seu orçamento em comparação com o que a maioria das empresas investem no marketing tradicional, ou mesmo o Outbound Marketing.

Além disso, pelo simples fato de que a maioria das pessoas navegam muito tempo hoje por suas redes sociais, buscadores como o Google, lendo e-mails,  entre outras ações que podem envolver o acesso ao conteúdo do Inbound Marketing. 
Entendendo um pouco melhor sobre o que é o Inbound Marketing, vamos conhecer suas etapas?

Há uma sequência de etapas a serem seguidas para que o Inbound Marketing da sua empresa seja executado com sucesso absoluto! Sendo elas: Atrair, converter, relacionar , vender e analisar!  Entenda melhor:

Atrair

Vamos começar pela lógica de que: não basta ter um site incrível sem visitas. Isso porque sem o consumidor acessando sua página não há vendas! Isso torna lógico a etapa da atração vir em primeiro lugar!

A etapa visa construir um conteúdo que desperte a atração de pessoas que de forma espontânea irão se interessar pelo assunto que sua empresa está propondo! Essa ação irá proporcionar um público muito mais engajado!
 Para este passo inicial, você poderá optar pelo blog, SEO, Links Patrocinados e Redes Sociais.

Converter

É o complemento da etapa anterior! Isso porque, quando citamos sobre conversão estamos falando de uma troca entre empresa e usuário! O consumidor oferece seus dados em troca de uma recompensa, como por um exemplo algum material rico no assunto em que ele está interessado!

E para alcançar essa fase da estratégia, você poderá optar por utilizar ofertas diretas, como pedidos de orçamentos e testes gratuitos, ou ofertas indiretas, que incluem ebooks, por exemplo.

Relacionar

Não é porque o cliente acessa a sua página que ele já está na fase da compra, e é neste momento que entra a fase do relacionamento.  Para deixar mais claro, apenas 3% do seu público em potencial está já está na etapa de compra quando acessa o seu site pela primeira vez, por que desperdiçar os outros 97%?
  
Por isso, quando o seu cliente em potencial está na fase do relacionamento é possível acelerar o processo de compra utilizando algumas ferramentas e estratégias, dentre elas: e-mails promocionais e Newsletter (e-mail períodico, com diversos conteúdos e ofertas diretas e indiretas).

Vender

Todas as etapas realizadas anteriormente, tem como foco a venda! Como resultado, na maioria das vezes, o consumidor irá realizar a compra pelo próprio site da empresa ou por meio do contato de um vendedor.
Porém, para chegar neste momento a alimentação dos Leads nas etapas anteriores, é fundamental, pois, não tomou tempo do seu comercial e traz esse lead no momento ideal da venda ser feita.

Analisar

Essa estapa final pode ser a que demonstra o diferencial do Inbound Marketing de qualquer outra estratégia do marketing. Isso porque a etapa permite que a empresa aplique ferramentas de análise e monitoramento de cada ação, em todas as etapas.

Com isso, também é possível encontrar possíveis falhas que estão resultando em taxas abaixo do que é esperado na ação. E para isso, a organização pode usar o Google Analytics, que como citamos anteriormente, é uma das ferramentas disponíveis de Web Analytics. 
Outras informações importantes que podemos levantar com a Análise é entender qual o seu CAC (Custo de Aquisição do Cliente), verificar se o seu ROI está sendo positivo, verificar qual o LTV do seu Cliente e isso irá deixar a estratégia cada vez mais assertiva. 

Custo-benefício

Esta também é uma vantagem que vale a pena se discutir. O investimento necessário para a implementação de estratégias de Inbound Marketing é muito menor do que aquela necessária para uma campanha física, com impressões, outdoors, panfletagem, todo um trabalho intenso no design e identidade de algo que não estará para sempre exposto.

Outra vantagem é que ele pode ser redirecionado ou alterado com menos transtorno, caso a estratégia não esteja atendendo os resultados necessários.

Além disso, o Inbound marketing faz com que sua estratégia seja um centro de investimento e não um centro de custos! Isso porque todas as ações deste tipo de estratégia podem ser mensuradas, isso quer dizer que é possível saber quantas pessoas visualizaram seu post, converteram ou mesmo aquelas que compraram em determinadas campanha. Há algumas ferramentas de web analytics disponíveis no mercado para conseguir essas informações. 

Para aqueles que não conhecem o que é o web analytics: são ferramentas que oferecem o processo de medição, coleta, análise e a produção de relatórios de dados de navegação e interação,  visando compreender e otimizar seu site ou blog.

Em suma, o Inbound Marketing é uma estratégia extremamente vantajosa para conseguir uma melhor comunicação com o cliente, independentemente do tipo de empreendimento, então vale à pena investir! O que acha, isso faz sentido para o seu Negócio?

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