Conheça as ferramentas mais modernas e eficientes da atualidade para as empresas que desejam iniciar com o Inbound Marketing.

O Inbound Marketing é uma das melhores estratégias para marcas que desejam, além de vender mais, fidelizar esse consumidor e fazê-lo entender que o seu serviço ou produto é a melhor opção do mercado. Agora que você já conhece o que é o Inbound Marketing e por que você deve investir na estratégia que tal conhecer as mais modernas estratégias e ferramentas para Inbound Marketing disponíveis atualmente no mercado?

Apesar do Inbound Marketing estar conquistando o mercado aos poucos, por ser uma ação considerada relativamente nova, as empresas que investem nesse tipo de estratégia demonstram a satisfação e os excelentes resultados. Nesse artigo, além das ferramentas, vamos ajudar você a entender qual o primeiro passo que a sua empresa deve dar para começar a investir no Inbound Marketing.

Você já conhece toda a parte teórica do Inbound Marketing, mas caso queira aprofundar seus conhecimentos no assunto, não deixe de conferir o artigo O que é Inbound Marketing. A teoria é importante? Muito, afinal, antes de aplicar ou adquirir uma ferramenta é fundamental que você saiba “onde está pisando”, porém para ter sucesso é importante que você saiba como deve usar tudo que já aprendeu.

Nos dias de hoje existem plataformas completas, intuitivas, com baixo custo e fáceis de serem aplicadas por quem já tem uma noção básica do marketing digital. Outras já necessitam de um conhecimento mais aprofundado. 

Vamos conhecer algumas das melhores ferramentas do mercado atual?

Para SEO

Algumas ferramentas do mercado podem facilitar para que a sua equipe consiga trabalhar da melhor forma o SEO e o marketing de conteúdo, confira algumas delas:

SEMrush - Gigante do mercado, é uma excelente plataforma para quem está iniciando com o SEO e o marketing de conteúdo, já que ela possui uma versão gratuita apesar de ter algumas limitações. Alguns dos benefícios que ela oferece inclui: visualizador de tráfego mensal, análise de concorrentes, descobrimento das palavras que estão sendo ranqueadas e verificador de backlinks.

SE Ranking - Vem para brigar cm Semrush com valores bem mais interessantes, a plataforma oferece um excelente suporte para a otimização de sites e blogs, ela tem como objetivo ajudar o posicionamento das páginas no Google. Entre inúmeros benefícios e funções, a empresa que optar pelo uso da ferramenta terá auxílio e suporte para o monitoramento de palavras-chave, sugestões de palavras-chave, agrupador de palavras-chave, verificador de backlinks, verificador nas páginas, entre outros.

Avaliador de títulos - Com essa ferramenta, desenvolvida pela Rock Content, você pode avaliar o título do conteúdo para verificar se ele está com a qualidade necessária para obter um bom ranqueamento no Google.

Escolha de palavras-chave

Google Keyword Planner - Está buscando uma ferramenta que ajude você a fazer uma busca de palavras-chave de forma detalhada? Então, essa ferramenta é excelente. Ela é integrada ao Google Adwords e apresenta ao interessado as tendências das palavras buscadas. E o melhor de tudo: ela é gratuita! Basta fazer um cadastro e ter uma conta no Adwords. Uma excelente opção para quem está começando.

Keyword Tool - A ferramenta proporciona ao usuário ideias de termos relacionados. Funciona como um suporte para complementar quando há uma busca no Google e apesar de não mostrar o volume de buscas na versão gratuita, a ferramenta vale a pena pelos benefícios oferecidos.

Answer The Public - A plataforma oferece um conceito um pouco diferente. Nesse caso, a ideia é perguntar aos usuários o que eles querem saber sobre um determinado assunto. Com base nos resultados do Google, a ferramenta consegue apresentar oportunidades para que o interessado possa explorar conteúdos.

Para a automação de marketing

RD Station - A plataforma de automação foi criada pela Resultados Digitais. Os benefícios que ela oferece são diversos! Com a RD Station você consegue criar fluxos de e-mails, campanhas de e-mail marketing, suporte para a nutrição de leads, landing pages, entre outros.

Com a RD Station, você tem todo o suporte para conseguir ganhar cada vez mais destaque com o suporte do Inbound Marketing.

HubSpot - A ferramenta é conhecida no mundo inteiro como uma referência quando o assunto é Inbound Marketing, tanto pelos recursos que ela oferece como também pelas facilidades que ela disponibiliza para os profissionais da área. Por meio dela é possível criar landing pages, gerenciar leads, acompanhar os resultados das campanhas e muito mais.

Melhores ferramentas para gerenciar tarefas e equipes

Organizar a equipe e cada tarefa que está sendo realizada por ela é essencial para que haja um fluxo inteligente dos projetos que estão sendo realizados. Por isso, separamos algumas dicas de excelentes ferramentas para a sua empresa ter internamente.

Ekyte - Para o controle de tarefas, de tempo e interação com o cliente a plataforma é excelente. Com ela, é possível organizar o tempo de cada tarefa, o que torna mais fácil para administrar o tempo dos projetos, organizar a etapa de cada tarefa dentro de um projeto e enviar para o cliente aprovar pela própria plataforma. Essa ferramenta é mais indicada para o seu Departamento de Marketing.

Trello - A ferramenta oferece ao cliente diversos benefícios para a criação de atividades, organização de prazos, criação de tarefas para colaboradores específicos, lembrete de tarefas e cada projeto pode ser criado de forma personalizada e organizada por etapa.

CRM

Caso você não saiba o que é o CRM, sigla usada para o termo “Customer Relationship Management”, saiba que o objetivo de uma ferramenta nesse caso é oferecer uma gestão 360º de vendas e atendimento em todo o processo de contato. 

Confira algumas ferramentas:

RD Station CRM - Com a plataforma da RD Station você tem o suporte de uma ferramenta excelente! Com o RD Station CRM você pode controlar todo o processo comercial da equipe da sua empresa, além de demandas e clientes. A plataforma também possibilita a produção de relatórios, e-mails e importação de dados.

Pipedrive - A plataforma voltada para CRM de vendas disponibiliza informações por meio de um funil de vendas, o que significa que é possível ao usuário conseguir visualizar de forma rápida a estratégia em questão. Pela ferramenta também é possível ter mais organização na hora de contatar o cliente e ser auxiliado com notificações sobre quais ações necessitam de maior atenção da equipe.

HubSpot CRM - É uma ferramenta muito buscada por pequenas e médias empresas. São inúmeras funções que a plataforma oferece, é possível controlar de forma automática as interações dos clientes por e-mail, social media e outras plataformas.

Há diversas plataformas voltadas também para a criação de estratégias para Landing Pages, e-mail marketing e gerenciamento de redes sociais. Porém, antes de investir em ferramentas internas é importante refletir sobre: há suporte suficiente para realizar ações?

Sendo mais objetivo, você precisa avaliar como está a sua equipe de marketing. Afinal, muitas dessas ferramentas citadas possuem um custo e necessitam de tempo para que elas sejam bem aproveitadas. Portanto, que tal antes de iniciar a implementação de ferramentas você entenda quais são as principais melhorias que a sua equipe deve ter.

Ter uma equipe de marketing interna vale a pena?

Com toda a certeza! Mas, ter uma equipe qualificada, experiente e atualizada pode ter um alto custo para a empresa, por isso muitas organizações, inclusive multinacionais, preferem investir em agências terceirizadas, já que o custo é menor e a qualidade do serviço prestado é excelente.

Portanto, independente do porte da sua empresa é essencial primeiro entender a capacidade da sua equipe e qual o melhor caminho para seguir. Optar pela contratação de agências, como a Agência R3, pode ser um caminho com excelente custo-benefício, principalmente para quem está iniciando no marketing digital e para aqueles que desejam melhorar sua visibilidade no mercado e consequentemente atrair mais clientes por meio do Inbound Marketing.