Confira todos os benefícios que um site profissional oferece para o empreendedor

Hoje, trataremos de um assunto muito importante para qualquer empreendedor, sejam eles micros, pequenos, médios ou grandes. Vamos colocar em pauta, a importância do site para uma empresa jurídica ou física. E mais do que isso, vamos entender por quais motivos investir em um site profissional é tão importante.

Para entender a importância dos benefícios que um site pode oferecer, é importante voltar ao início de tudo

A internet começou a dar os seus primeiros passos no Brasil a partir de 1988, iniciando todo o processo para a sua disseminação. Foi em 1995 que a internet deixou de ser de uso restrito e começou a ser disponibilizada a todos os setores. Até esse momento, tudo o que fazíamos no setor comercial era literalmente na raça.  As vendas eram feitas através de comerciais na TV, Rádio, Panfletagem, abordagem na rua e a Venda de porta a porta (Hoje, o famoso P.A.P.). 

Nesse período, todo o processo de venda era feito direcionando o consumidor para o que as empresas queriam. Como as informações eram muito escassas, o cliente era doutrinado de como se comportar no mercado, eles não tinham como fazer um levantamento de preço de forma rápida.

Trazendo para os dias de hoje, uma empresa que não tem um site profissional, ou, que esteja precisando renovar a sua marca, corre o risco de ficar totalmente fora do seu mercado. Atualmente, não são as empresas que doutrinam os consumidores, são os consumidores que doutrinam as empresas.

Devido a grande demanda de empresas, os consumidores estão mais atentos a tudo o que está sendo oferecido, por isso, ganha quem mostrar mais as suas qualidades. Pensando dessa maneira, vem a pergunta: Qual a importância do site para uma empresa?

Vamos ver o que um site pode nos oferecer, principalmente nesse momento de crise econômica (Leia: Porque se dar bem com Crise Econômica no Brasil é mais fácil que você imagina!). 

O site da empresa oferece aos seus consumidores os seguintes quesitos: credibilidade, divulgação de todos os seus produtos/serviços, desenvolvimento de relacionamento, alcance de todas as regiões do país e do mundo, fortalecimento da marca, entre outros benefícios. 

Vamos conhecer mais sobre esses benefícios? Separamos 5 motivos que vão convencer sua empresa sobre a importância de investir em um site profissional.

Primeiro motivo: para que a sua empresa seja encontrada!

Seu negócio pode ser o melhor no que faz, ter um atendimento impecável e oferecer produtos e serviços de excelente qualidade.  Mas, de que adianta todos esses benefícios se a sua marca não é visível para o público?

Nos dias de hoje a maioria das pessoas têm acesso a internet e acabam buscando o suporte de canais digitais para otimizar o tempo e facilitar a rotina. E ter um site otimizado com base na técnica de SEO, fácil de ser navegado e que transmita a mensagem da empresa, fará com que sua marca tenha a possibilidade de ser facilmente encontrada no Google, por exemplo.

Lembrando que não basta ter visibilidade, é importante mostrar ao consumidor que a sua empresa oferece diferenciais. Por isso, ter um layout elegante e profissional, pode fazer toda a diferença.

Ganhe confiança no mercado

Imagina o seguinte: você está buscando um produto na internet e encontrou duas empresas que oferecem aquilo que você necessita. Uma marca tem site e a outra não! Em qual você confia mais?

O site demonstra ao mercado um perfil confiável, profissional e também é  personalizável, por exemplo. Isso faz com que a mensagem da empresa chegue de forma única ao cliente, mostrando seus pontos mais fortes e transmitindo o seu objetivo ao consumidor.

Além disso, com um site a marca vai ter muitos artifícios para divulgar e promover seus produtos e serviços. Por meio de conteúdos institucionais, explicação dos serviços da empresa, blog e outros pontos que um site oferece, é possível mostrar para a persona da empresa que a marca entende sobre o assunto e pode oferecer diferenciais.

Sua marca vai expandir

Seu negócio quer expandir, ter um crescimento sólido e ganhar notoriedade no mercado, tendo cada vez mais destaque entre concorrentes?

Conseguir trabalhar esses pontos não tem muito segredo. Para crescer, sua empresa precisa ter mais Leads, obter mais visitantes no site e consequentemente ter mais clientes. E claro que para isso, você precisa ter um site inteligente, convincente e que proporciona uma experiência diferenciada.

O site profissional vai demonstrar que a empresa é potente, porém há técnicas que também podem ajudar nessa expansão. Por exemplo, por meio da estratégia de Inbound Marketing sua empresa não precisa atrair os clientes, eles que chegam até a sua marca.

Tenha uma relação de qualidade com a audiência

Você já entendeu que a internet faz parte da rotina do brasileiro e atualmente é o melhor suporte para quem deseja expandir, vender mais e se tornar mais conhecido. Mas, será que você sabe se relacionar com o cliente com qualidade?
Conheça algumas maneiras para conseguir ter um bom relacionamento com o público por meio do seu site:

  • Publique conteúdos segmentados, ebooks, white paper, entre outros materiais oferecendo soluções para a audiência
  • Tenha um bom relacionamento e responda os comentários dos posts de blogs
  • Invista em uma central de comunicação para solucionar dúvidas
  • Disponibilize treinamentos online
  • Tenha um chat online, que responda em tempo real os clientes

E para finalizar: aumente suas vendas!

Investindo e entendendo todas as etapas anteriores, ou seja, atraindo, convertendo e melhorando a relação com o consumidor, chegou o momento de pensar na hora da venda.
Estamos falando de um site informativo e que proporciona destaque nos produtos e serviços da empresa. Ter uma apresentação eficiente e um site profissional, já demonstra ao consumidor o profissionalismo da empresa e se ela é capaz de atender às suas expectativas. A apresentação de um site diz muito sobre a marca!

Lembre-se: ter um bom site faz com que a sua empresa fique disponível no mercado 24 horas por dia. Assim, a qualquer hora o consumidor tem tempo de entender melhor o que a sua marca tem a oferecer, quais são os canais de contato, benefícios e diferenciais dos produtos e serviços. 

Conclusão

Com o grande número de acessos à internet via celulares, aumentam as chances da sua empresa aparecer e conquistar um novo cliente, uma nova venda. Para que isso seja possível, vale lembrar da importância de contratar uma empresa idônea e realmente parceira para a criação do seu site, pois, é o momento de fortalecer a sua marca criando um site responsivo (Leia: O que é Site Responsivo? 6 Dicas que irão lhe ajudar a entender melhor).

Empreendedores: não deixe que os momentos difíceis atrasem o crescimento do seu negócio! Vamos divulgá-lo para atingir o maior número possível de clientes satisfeitos. A ideia nesse momento é o crescimento de sua empresa e o fortalecimento de sua marca. Pense nisso!