Você sabe a diferença entre um site comum e uma landing page? No post de hoje nós falaremos sobre a importância de cada uma delas e mostraremos os principais objetivos dessas duas estratégias diferentes.

Com o desenvolvimento da tecnologia cada vez mais presente nos contextos atuais, percebemos o surgimento de novas formas de comprar produtos e serviços por parte dos consumidores. Com o uso de aparelhos cada vez mais tecnológicos e práticos, bastam poucos cliques para solicitar um orçamento ou comprar um produto.

Sabendo dessa nova modalidade de consumo digital, as empresas começaram e entender a necessidade de garantir uma presença digital, a fim de gerar autoridade de marca, engajamento, e consequentemente, inúmeras conversões.

No entanto, quando nos deparamos com o mercado digital, encontramos um mar de concorrentes. Para que as empresas consigam ter o seu destaque, é onde percebemos o uso do marketing digital e suas estratégias de conversão.

Entre as muitas ferramentas possíveis, percebemos a criação de sites e landing pages. No entanto, cada uma apresenta objetivos e estratégias distintas para as marcas online!

Afinal, o que é um site?

De forma geral, podemos definir que um site nada mais é do que um ambiente digital que irá reunir um conjunto de outras páginas interligadas, que geralmente ficam divididas por seções!

Para entendermos o seu conceito ainda melhor, é só pensarmos que um site é como se fosse o prédio de um negócio, e cada página presente no site, é um setor da empresa. Em termos práticos, podemos dizer que o site é basicamente o local de um profissional ou corporação no meio online.

A grande proposta dessa estratégia é justamente conseguir posicionar o nome da empresa acima da concorrência do seu mercado de atuação e divulgar o seu trabalho pela web.

Isso porque em um site, conseguimos inserir informações para usuários entrarem em contato, enviar mensagens, ver informações gerais da empresa, entender as principais ofertas, soluções e o seu diferencial competitivo.

Por esse motivo, nos dias atuais, é quase obrigatório uma empresa possuir uma presença digital na internet, ou seja, um site!

Atualmente, é cada vez mais complexo sobreviver no mercado sem tomar uma posição adequada na web, e mesmo que as redes sociais estejam avançando cada vez mais, os sites ainda possuem sua grande relevância para as empresas e profissionais.

O que é uma landing page?

Landing Pages são páginas que são criadas unicamente para a conversão dos visitantes online. Em tradução livre, significa algo como “página de aterrissagem”, mesmo que na linguagem atual o marketing digital, ela seja conhecida como página de destino/captura.

De forma geral, a landing page não oferece muitas informações em sua página e traz poucos elementos.

Ou seja, elas são inteiramente focadas em somente um CTA principal, fazendo com que o usuário dentro dessa página não seja distraído por algo fora do contexto da conversão, e acabe realizando a ação desejada pela empresa.

Para entendermos melhor o conceito e objetivo de uma landing page, vamos a um exemplo prático: imagine que o site da sua empresa está conseguindo atrair centenas de pessoas toda semana.

No entanto, você ainda não consegue levá-las para o passo da conversão. Elas ficam simplesmente perdidas dentro do site, sem encontrar informações persuasivas o suficiente para que entrem em contato com a empresa.

Quando temos uma landing page, conseguimos continuar conduzindo esses usuários por um funil de vendas inteligente e estratégico, em direção à compra. Em teoria, essas visitas são excelentes para o site, mas de forma prática, elas não estão gerando impactos significativos em seu negócio.

Por esse motivo, as landing pages são criadas com o intuito de retirar elementos que dispersam os usuários de realizar uma ação específica, fazendo com que a empresa atinja seus principais objetivos em campanhas de marketing, por exemplo.

Site e Landing Page: qual é a diferença entre cada um deles?

Até o momento, definimos o conceito para o site e para a landing page, que oferecem objetivos bem distintos em estratégias de marketing digital. Como são bem diferentes entre si, vamos entender esse contexto de uma forma mais clara:

  • Enquanto um site tem como foco principal a geração de informações sobre a empresa no meio online e possibilidade de usuários interessados entrarem em contato, uma landing page tem como principal foco atrair usuários e encaminhá-los direto para a conversão que a empresa deseja que essa pessoa faça.

De forma prática, essa ação pode ser o preenchimento de um formulário para cadastro em newsletter (estratégia de e-mail marketing), ganho de cupom de desconto, estratégias de tráfego pago (os famosos anúncios, e etc); 

  • Enquanto um site tem como objetivo apenas garantir uma presença digital das marcas no meio online, a Landing Page está focada em atrair as pessoas certas para o momento de compra ou para uma conversão específica (pelo modo orgânico), ou ser direcionada para públicos-alvos específicos que também oferecem potencial de compra ou ação específica (tráfego pago).
  • A Landing Page possui elementos mais objetivos e direcionados para o leitor. Um site, por exemplo, possui diversos menus com outras páginas de destino. A proposta é somente fornecer informações relevantes da marca, e não gerar conversões.
  • A Landing Page é altamente personalizável e pode ser editada quantas vezes for necessário. No entanto, um site também pode ser personalizado, mas por não oferecer muito propósito às estratégias de conversão, ele tende a ser mais estático e menos funcional. Seu propósito é apenas garantir que as pessoas achem uma empresa através do site.

Conclusão

Conforme vimos, um site e uma landing possuem características e objetivos bem distintos. Enquanto este busca trazer pessoas para uma página altamente persuasiva e cheia de elementos conversivos, o site apenas proporciona informação e conteúdo (desde que exista um link para o blog da empresa, por exemplo).

De todo modo, tanto um site profissional quanto uma landing pages são importantes para sua estratégia de marketing digital. 

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